05/05/2017 - Dia Mundial de Higienização das Mãos: HGG promove ação interativa no Terminal Padre Pelágio



Caixa reveladora mostrará a quantidade de micro-organismos nas mãos dos participantes. Ação começa às 8 horas.

O Hospital Alberto Rassi-HGG promove nesta sexta-feira, 05 de maio, a partir das 8 horas, evento em alusão ao Dia Mundial de Higienização das Mãos no terminal Padre Pelágio, que fica no Jardim Fonte Nova, em Goiânia. O objetivo da ação é conscientizar a população em relação a esta prática que previne várias doenças como rotavírus, gripe, infecções, entre outros.

Durante a ação, profissionais da Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) do HGG irão distribuir panfletos explicativos e interagir com a população através de uma “caixa reveladora”, que irá – por via de luz negra- apontar a quantidade de micro-organismos presentes nas mãos dos participantes.

De acordo com a coordenadora da CCIH do HGG, Andrea Spadeto, o cuidado com a limpeza das mãos é fundamental e chega a ser uma medida de saúde pública. “A higienização das mãos é um ato que protege contra mais de 80% das infecções no ambiente hospitalar. É necessário higienizar todos os cantos das mãos, inclusive as extremidades dos dedos. Todos os passos da técnica devem ser seguidos para que haja eficácia na prevenção”, pontuou.

Sobre a ação, a médica infectologista ressaltou a importância deste diálogo com a população para que todos se conscientizem que o ato simples pode salvar vidas. “Na correria de suas rotinas, as pessoas se esquecem de lavar as mãos, o que acaba atraindo microorganismos e aumentando riscos de contaminação em todos os lugares. Além disso, quando se atentam quanto a importância, as pessoas ajudam a cobrar mais higiene dos setores da saúde pública. É importante para conscientizar que a medida realmente salva vidas”, salientou.

Outras ações

Além da ação externa no terminal, o HGG promoverá concurso nas redes sociais junto a seus colaboradores. Para participar, basta postar um vídeo falando sobre a importância de lavar as mãos no Instagram, utilizando a hashtag #HGGlavandoasmãos. O conteúdo vencedor será publicado no Dia de Combate à Infecção Hospitalar (10/05) e o ganhador receberá uma camiseta da campanha.

Outra atividade que está na programação é o Quiz sobre higienização das mãos que tem objetivo de conscientizar os colaboradores do hospital. Em frente ao refeitório, as equipes da CCIH e da Educação Continuada irão orientar os colaboradores da unidade e posteriormente, desafiá-los com perguntas sobre o tema. Quem acertar, concorre uma camiseta com a frase “Ganhei de lavada”.

A Comissão também abordará os visitantes do Centro de Terapia Intensiva (CTI) do HGG para alertar sobre a importância de se higienizar as mãos corretamente antes de circular entre os pacientes, evitando levar qualquer tipo de contaminação, uma vez que os casos mais graves necessitam de cuidado redobrado.




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS