10/05/2017 - Secretário de Saúde lança site Observatório de Consultas do HGG



Ferramenta já está à disposição dos usuários do Hospital Alberto Rassi – HGG e vai contribuir para reduzir o absenteísmo no Ambulatório

Usuários do Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do Hospital Alberto Rassi – HGG contam agora com uma nova ferramenta para acompanhamento de consultas na unidade. Trata-se do Observatório de Consultas, lançado nesta terça-feira, dia 09 de maio, pelo secretário de Saúde, Leonardo Vilela.

Para o secretário de Saúde, a iniciativa do HGG traz muito mais facilidade, conforto e comodidade ao paciente, que poderá acessar o seu histórico de consultas por meio do Observatório. “Vai resolver problemas e desafogar a Central de Relacionamento do hospital, além de contribuir para redução do absenteísmo a níveis toleráveis, porque o paciente que não comparece a uma consulta ocupa o lugar de outro que poderia ser atendido.”

Leonardo Vilela destacou ainda o pioneirismo do HGG em lançar ferramentas para prestar o melhor serviço para a população. “É esse protagonismo e proatividade do HGG que queremos em toda a rede estadual. Políticas importantes como essas merecem nosso apoio total e integral”, elogiou.

O diretor técnico do HGG, Rafael Nakamura, destaca que o site é uma inovação para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Empregamos a tecnologia em favor dos pacientes. Com o Observatório, estão à disposição todos os dados de consultas, com possibilidade de solicitar um novo agendamento de retorno”, explica. Segundo ele, isso vai evitar muitos contatos telefônicos e por e-mail, pedindo informações sobre o agendamento.

O Observatório de Consultas não vem para mudar a forma de agendamento de consultas, mas sim para se tornar uma ferramenta de informação para o usuário do AMA. “O agendamento dos retornos continua sendo por telefone, por meio da Central de Relacionamento do HGG. Já o agendamento das primeiras consultas é feito pela Secretaria Municipal de Saúde”, esclarece Nakamura.

O sistema
Com o Observatório de Consultas, os usuários poderão se informar sobre quando ocorrerá a sua próxima consulta, saber quais os médicos e especialidades que já o atenderam e até mesmo solicitar um novo agendamento, caso tenha faltado a alguma consulta. Para acessar, basta entrar no site consultas.hospitalalbertorassi.org.br e entrar com o número do CPF.

De acordo com Adonai Andrade, assessor de tecnologia do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização social gestora do HGG, a ferramenta vai facilitar a vida do usuário que não precisará deslocar até o hospital para solicitar um novo agendamento, quando ocorrer alguma falta, por exemplo. “As consultas de retorno são solicitadas pelo próprio médico ou profissional através do sistema, no ato do primeiro atendimento. Quando o paciente faltava à consulta, era necessário marcar o retorno presencialmente. Agora poderá solicitar via sistema”.

Adonai reforça que para solicitar o retorno, é necessário que o paciente atenda aos critérios pré-estabelecidos. “Se o paciente faltar duas consultas consecutivas ou quatro durante o ano, ele perde a regulação e deve comparecer a Secretaria de Saúde do seu município”, explicou. Apesar de a ferramenta ser um ganho para os usuários, há uma grande necessidade de conscientização dos pacientes em comparecer às consultas. “O índice de absenteísmo do hospital gira em torno de 20%. A ferramenta trará comodidade, mas também passará a ser de grande auxílio no controle e prevenção de faltas”, declarou.




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