26/05/2017 - Vernissage da mostra Natureza e Paisagens Urbanas reúne artistas no HGG



Abertura da mostra foi realizada nesta terça-feira, 23 de maio, no ambulatório do Hospital Alberto Rassi - HGG. Obras dos artistas plásticos ficam expostas até agosto

O Hospital Alberto Rassi - HGG realizou nesta terça-feira, 23 de maio, o vernissage da 13ª temporada de exposições do projeto Arte no HGG. A mostra Natureza e Paisagens Urbanas reúne obras dos artistas plásticos Fernando Simon, Milena Ribeiro e Vinicius Yano, e é realizada paralelamente à mostra individual de ilustrações de Emilia Simon, chamada Emília e a Imaginação. Artistas, convidados e colaboradores da unidade hospitalar participaram da abertura da exposição, que fica no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) da unidade de saúde até agosto.

O evento reuniu grandes nomes das artes em Goiás, amigos e familiares dos artistas, além de colaboradores do hospital. O diretor técnico do HGG, Rafael Nakamura, agradeceu aos artistas pela participação voluntária que contribui para a humanização da unidade. "É uma honra podermos contar com vocês. Vemos aqui uma iniciativa importantíssima em um hospital público, com uma mostra de artistas voluntários e que representa tanto para a nossa iniciativa de humanização do hospital. Num momento crítico como este pelo qual nosso País passa, esta exposição é motivo para acreditar em dias melhores", destacou.

A curadora voluntária da exposição, a artista plástica Helena Vasconcelos, disse que seu trabalho nesta mostra foi muito fácil, pois as referências sobre os artistas eram muito boas. "Agradeço aos artistas pela confiança na curadoria. Podem ter certeza que a arte exposta aqui não faz bem só a pacientes e colaboradores, mas muito mais a nós mesmos. Estou muito feliz por essa iniciativa", disse emocionada.

Fernando Simon agradeceu o convite e a oportunidade de poder expor seu trabalho nas paredes do HGG. "É muito interessante podermos colocar nossas obras aqui, num ambiente iluminado como este. Agradeço pelo convite e pela chance de divulgar um pouco do que fazemos a cada dia, mostrando nossa arte."

Referência na técnica de aquarela em Goiás, Amaury Menezes ficou encantado com os trabalhos expostos. Ele destacou que os artistas têm o domínio completo da técnica utilizada nas obras. "Esta exposição está uma beleza! São quatro artistas diferentes, mas com obras em sintonia. São trabalhos invejáveis, pois é possível perceber o domínio da aquarela, do branco do papel nesta técnica tão difícil. Melhor ainda é ver que o HGG dá oportunidade de novos artistas poderem mostrar o seu trabalho", exaltou.

Tai Hsuan Na foi professor dos artistas no Espaço Cultural Milagre dos Peixes, em Goiânia. Ele destacou o brilhantismo de seus alunos e o orgulho que sente ao ver os trabalhos expostos. "Fernando é meu colega há mais de 20 anos, mas agora que ele está revelando sua veia artística. É um mestre para mim. Emília é muito criativa. Usa bem a imaginação em seu trabalho solto, criativo e cheio de fantasia. Vinicius e Milena têm a técnica muito apurada e estão com muita liberdade de criação. Me sinto muito orgulhoso de vê-los aqui hoje. Ao realizar eventos como estes, o HGG contribui muito para a arte goiana, porque dá oportunidade aos artistas de exporem suas obras e ao público, que muitas vezes não têm acesso à arte", disse.

Projeto
Iniciativa inovadora do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), o Arte no HGG nasceu da ideia de promover a inclusão cultural de pacientes, seus familiares e colaboradores. Além disso, o projeto tem como objetivo a humanização do ambiente hospitalar e também de usar a arte como terapia alternativa para usuários do Sistema Único de Saúde - SUS que fazem tratamento na unidade. De forma voluntária, os artistas expõem seus acervos nos corredores, o que torna o hospital mais alegre, colorido e interessante.




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS