26/05/2017 - HGG promove ação sobre saúde digestiva e câncer de intestino



Aferição de pressão, testes de glicemia e orientação com gastroenterologistas são alguns dos serviços gratuitos de saúde que serão oferecidos a população na próxima segunda-feira, dia 29 de maio, na praça Abrão Rassi

O Hospital Alberto Rassi – HGG promove na próxima segunda-feira, dia 29 de maio, mais uma edição do Saúde na Praça, que desta vez vai celebrar o Dia Mundial da Saúde Digestiva. Das 7 às 13 horas, serão oferecidos diversos serviços gratuitos como aferição de pressão, testes de glicemia e orientações com nutricionistas e com médicos gastroenterologistas.

Este ano, o tema da campanha é o câncer de intestino, que afetará no Brasil cerca de 34 mil pessoas nos anos de 2016 e 2017, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

O câncer do intestino ou colorretal engloba os tumores que se originam no intestino grosso ou no reto. Entre os sintomas estão desconforto abdominal, diarreia ou prisão de ventre, perda de peso, sangue nas fezes e dor de cabeça. De acordo com a chefe do Serviço de Gastroenterologia do HGG, Daniela Milhomem, o tema está sendo muito discutido atualmente porque está aumentando o número casos no Brasil.

“Acredita-se que o aumento é por uma questão de estilo de vida típico de país desenvolvidos ou em desenvolvimento, como o baixo consumo de frutas e fibras, dieta pobre em vitamina B e cálcio, mas rica em carne vermelha”, destaca a médica. Entre os principais fatores de risco estão a má alimentação, obesidade e tabagismo. É indicado que pessoas com mais de 50 anos realize a colonoscopia para identificar lesões de forma precoce, evitando o desenvolvimento do câncer.




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS