08/06/2017 - Alimentação saudável e cuidados com a boca é tema de palestra no HGG



Pacientes que aguardavam consultas na quarta-feira, 7 de junho, receberam diversas informações sobre o tema e puderam tirar dúvidas com o cirurgião-dentista

Nesta quarta-feira, 7 de junho, Alimentação saudável e os cuidados com a boca foi o tema da palestra ministrada no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do Hospital Alberto Rassi - HGG. Os pacientes que aguardavam consultas receberam diversas informações sobre o tema e puderam tirar dúvidas com o cirurgião-dentista e especialista em odontologia hospitalar e atendimento a pessoas com deficiência, Jonas Henrique Barbosa Batista.

O profissional destacou os três passos para uma boa saúde bucal, que incluem escovação e limpeza com o fio dental, alimentação balanceada e visita ao dentista, sendo que este último, diferente do que muitos pacientes consideram, é o passo menos importante na manutenção de uma boa saúde bucal, já que a limpeza e a alimentação são hábitos diários e que merecem uma atenção maior por parte do paciente.

Uma dieta balanceada inclui a ingestão de todos os grupos de alimentos, que são eles energéticos, reguladores e construtores, já que o pH da boca (acidez) está diretamente ligado aos alimentos que ingerimos e como eles se comportam dentro de nossa boca. Algumas das substâncias presentes na saliva servem para protegê-la contra agentes nocivos, como os vírus e as bactérias, não permitindo que microrganismos cresçam na região bucal. Contudo, somente essas substâncias não são por si só capazes de combater todos os microrganismos perigosos à saúde bucal, o que torna a escovação e o uso do fio dental fundamentais, destacou o especialista.

Entre as informações dadas pelo cirurgião-dentista que chamaram a atenção do público que assistia o conteúdo, o alerta sobre o consumo de açúcar que não está apenas nas balas, doces e refrigerantes, como muitos pensam, mas em pães, arroz e todos os alimentos que possuem carboidratos. Outra dica dada pelo especialista foi trocar o açúcar comum por outras versões, como o demerara, o mascavo ou ainda o açúcar de coco, e o arroz comum pelo integral ou o arroz vermelho, o mais saudável de todos.

Cuidados diários
A quantidade ideal de pasta na escova - para as crianças, uma porção do tamanho de um grão de arroz, para adultos, o de uma ervilha; o tamanho da escova, que deve limpar de um a dois dentes por vez e conseguir chegar aos dentes do fundo; e cuidados com a escova - como não molhá-la antes da escovação para que as cerdas permaneçam mais firmes durante a escovação e não guardar a escova molhada -, foram algumas das informações que mais chamaram a atenção dos pacientes. “Achei muito interessante a palestra, principalmente sobre os cuidados com a escova. Por exemplo, eu não sabia que não podemos guardar a escova molhada”, afirmou a dona de casa Maria de Nazaré, de 52 anos. “As maiores dúvidas dos pacientes sempre são relativas à aplicação da pasta e à escovação. De um modo geral, todo mundo comete algum erro na escovação”, avalia o cirurgião dentista.

Como deve ser a limpeza correta das próteses dentárias foi a dúvida da costureira Valdiceia Barbosa de Faria Cardoso, 59 anos, que assistia a palestra. O especialista explicou que o ideal é que a higienização seja feita diariamente com água e sabão, deixando ainda de molho em um copo com água e três gotas de água sanitária, ressaltando ainda que nunca deve ser utilizada pasta de dente para higienização da prótese. “Descobri que o mais importante é o fio dental, até mais do que a escovação e eu não sabia disso. Mas o mais relevante para mim foram as informações sobre os cuidados com prótese, pois eu nunca tinha recebido essas orientações sobre a melhor forma de higienizá-la. Gostei muito da palestra!”, destacou a costureira.




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS