Dermatologista Sulamita Chaibub recebe homenagem do HGG



Médica se aposentou de suas funções no SUS e teve trabalho reconhecido pela direção da unidade hospitalar nesta quarta-feira, 7 de junho

A médica dermatologista Sulamita Chaibub recebeu homenagem pelo trabalho realizado no Hospital Alberto Rassi - HGG. Diretores do hospital e das clínicas médicas se reuniram para homenagear Sulamita, nesta quarta-feira, 7 junho, que se aposentou de suas funções no Sistema Único de Saúde (SUS) e do seu vínculo com o Ministério da Saúde.

O diretor técnico do HGG, Rafael Nakamura, agradeceu pelo trabalho da dermatologista no hospital. "Ficamos muito felizes por ver que a senhora atingiu este ponto da carreira. Queremos te parabenizar pelo seu trabalho. A senhora fez muito pelo SUS", disse. O diretor geral do HGG, José Cláudio Romero, também prestou sua homenagem. "O que estamos fazendo aqui hoje é muito pequeno diante da sua construção e dedicação profissional. Este momento é, sem dúvidas, muito merecido", destacou.

Sulamita agradeceu pelas homenagens e destacou que foi uma honra pertencer ao corpo clínico do hospital que ela viu ser construído. "Sem exageros, estou aqui desde a fundação. Era menina quando ergueram este prédio e me lembro muito bem de brincar nas rampas da obra. Fico muito feliz e ao mesmo tempo de coração partido, porque sinto que poderia ter feito mais. Entretanto, agradeço imensamente por ter podido fazer parte desta equipe e contribuir com a pesquisa relacionada ao xeroderma pigmentoso", disse emocionada.

Servidora do Ministério da Saúde, Sulamita atuou no serviço público por 26 anos. Lotada no HGG, a médica coordenou a reestruturação da Seção de Dermatologia da unidade e, em especial, o atendimento médico às pessoas portadoras do xeroderma pigmentoso, residentes no povoado de Araras, distrito de Faina, em Goiás. Sulamita abraçou a causa dos portadores da grave doença e reservou agenda de sua especialidade especialmente para o atendimento destes pacientes. Além disso, desenvolveu e participou de pesquisas sobre a doença, alcançando avanços importantes.

Xeroderma pigmentoso
O Xeroderma Pigmentoso é uma doença na qual o portador possui uma dificuldade em reverter as agressões que a radiação solar provoca no DNA (código genético) das células da pele, ficando, inclusive, mais suscetíveis ao câncer de pele. Goiás, principalmente em Araras (distrito de Faina), possui a maior incidência da doença no mundo, sendo 1 para cada 40 habitantes.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS