27/07/2017 - Projeto do HGG é selecionado para ser apresentado em Conferência em Londres



Programa Gestão Cidadã será um dos trabalhos dos 11 temas da programação científica do evento que acontece em outubro na capital inglesa

O Programa Gestão Cidadã do Hospital Alberto Rassi (HGG) foi um dos trabalhos selecionados e que será apresentado na Conferência ISQua 2017, que acontece em Londres em outubro de 2017. A conferência abordará 11 temas com palestras e apresentações de trabalhos científicos. Dentre esses temas destaca-se o tópico "a voz do paciente", que rendeu a escolha do trabalho do HGG e que será apresentado na programação científica do evento.

Este ano com o tema ‘Aprendendo como o sistema pode melhorar a qualidade e a segurança dos cuidados de saúde’, o evento reunirá profissionais de saúde de todo o mundo que terão a oportunidade de realizar um networking e compartilhar experiências sobre gestão em saúde e o papel dela na melhoria da qualidade e segurança dos serviços de saúde. O diretor de Ensino e Pesquisa do HGG, Marcelo Fouad Rabahi, representará a unidade e apresentará o trabalho na Conferência.

O Programa Gestão Cidadã disponibilizou aos pacientes seis canais de comunicação: 1) Central de Relacionamento com o Paciente (CRP), 2) Ouvidoria presencial (OP), 3) Ouvidoria eletrônica (OE), 4) Totens de Pesquisa (TP), 5) Caixas de Opinião (CO) e 6) Pesquisas de Satisfação via Tablets (PST). Os dados obtidos são repassados semanalmente aos gestores, bem como apresentados mensalmente em reuniões de chefias.

Durante o ano de 2016 foram 7.012 internações e 130.225 atendimentos ambulatoriais, e no mesmo período o Programa Gestã Cidadã obteve 40.247 interações (29,3% do público atendido). As interações foram distribuídas nos seguintes canais, CRP: 25.087 (62,8%), OP: 944 (2,3%), OE: 65(0,1%), TP: 1.299 (3,2%), CO: 271 (0,6%) e PST: 12.581 (31%). Na CRP, a totalidade das interações foram de solicitações de atendimento. Considerando os outros canais, 13.800 (91%) foram elogios, 431 (2,8%) reclamações, 197 (1,2%) sugestões e 732 (4,8%) solicitações.

O balanço mostra uma participação expressiva de quase 1/3 dos usuários através do Programa Gestão Cidadã, conforme explica Marcelo Fouad Rabahi. “As mais de 40 mil informações obtidas da voz dos pacientes auxiliam na mensuração da qualidade, contribuindo dessa forma para a melhoria contínua dos serviços oferecidos. É uma grande oportunidade para as unidades de saúde ouvirem seus clientes, além de um reforço positivo em ações bem sucedidas que auxiliam na sinalização de investimentos estruturais e de recursos humanos”, avalia Rabahi.




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