07/08/2017 - Com atendimento humanizado a usuários do SUS, Teleconsulta comemora 11 anos



Desde sua criação, em 2006, serviço já realizou mais de 6,1 milhões de agendamentos de consultas eletivas na rede básica de saúde em Goiânia. Aniversário é comemorado nesta sexta-feira, 4 de agosto

Há 11 anos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) não precisam mais enfrentar longas filas para agendar suas consultas eletivas, ou seja, que não são casos de urgência, com clínico geral, pediatra, ginecologista e obstetra. Desde 2006, quando foi inaugurada a Central de Atendimento ao Cidadão - Teleconsulta, marcar o atendimento na rede básica se tornou rápido e prático. Nesta sexta-feira, 4 de agosto, o serviço comemora aniversário e celebra o agendamento de mais de 6,1 milhões de consultas na Capital.

A especialidade mais buscada é o clínico geral, que contou com mais de 2,8 milhões de consultas agendadas nesses 11 anos. Ginecologia e obstetrícia e pediatria somaram mais de 3,3 milhões de consultas agendadas.

O NetConsulta também faz aniversário nesta sexta-feira, celebrando seu primeiro ano de funcionamento. Em um ano, foram 47.215 consultas agendadas on-line pelo aplicativo ou site.

A tecnologia foi lançada pela Prefeitura de Goiânia/Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Idtech. O aplicativo de celular é a versão virtual do serviço realizado pelo Teleconsuta, em que o usuário pode agendar seu atendimento on-line em qualquer um dos 35 Cais, Ciams e Centros de Saúde da capital, com exceção das unidades de Estratégia da Saúde da Família (ESF). Os usuários podem escolher as unidades mais próximas da sua localização atual, já que o sistema utiliza GPS para o georreferenciamento. As consultas também podem ser agendadas pelo site http://netconsulta.idtech.org.br/.

Serviço
A Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta é responsável pelo agendamento de consultas não-emergenciais para a atenção básica, com clínicos gerais, pediatras e ginecologias e obstetras. O número de contato é 0800-646 15 60 e o horário de funcionamento é todos os dias, inclusive finais de semana das 7 às 19 horas.

O Teleconsulta é uma tecnologia patenteada pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização social contratada pela Secretaria Municipal de Saúde. O Instituto foi responsável pela estruturação do serviço, que além de fazer o agendamento, é organiza as vagas de todas as unidades de saúde, aumentando a produtividade e permitindo um acesso democrático dos usuários às vagas.

Uma das principais conquistas do Teleconsulta foi o Prêmio e-Gov, entregue pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) em 2011. Ele tem o objetivo de reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico na administração pública.




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS