25/08/2017 - Na TV: Técnico de enfermagem do HGG toca violino para pacientes



A história do colaborador José de Paula foi tema de reportagem na TV Anhanguera/Rede Globo no dia 22 de agosto. Sua música tem ajudado a alegrar os pacientes

O técnico de enfermagem do Hospital Alberto Rassi – HGG José de Paula Gonçalves foi tema de reportagem da TV Anhanguera/Rede Globo no último dia 22 de agosto. O motivo foi nobre: ele se destaca por, voluntariamente, tocar violino para os pacientes internados. Nos intervalos do seu trabalho ou mesmo quando está de folga, tem levado a música clássica para dar mais alegria a todos da unidade hospitalar.

“Nem sempre é aquele remedinho que eles estão precisando, mas é um remedinho para a alma”, disse o colaborador para a equipe de reportagem sobre a sua música. Segundo José de Paula, pessoas que ele cuidou há muitos anos entraram em contato para dizer que o viu na televisão e agradecer pelo seu carinho. “Vi você na TV hoje e fiquei muito feliz e emocionada. Lembrei de quando você tocando para mim. Parabéns por sua atitude”, escreveu uma das pacientes que ele cuidou há 12 anos.

A história do técnico de enfermagem José de Paula Gonçalves é recheada de emoções. Ainda criança, já sabia que seu caminho era a enfermagem. “Quando eu tinha oito anos vi minha madrinha fazendo um curativo no umbigo do meu sobrinho. Achei bonito o cuidado que ela teve. Naquele momento já decidi o que eu queria”, conta.

Há duas décadas na enfermagem, José de Paula trabalha no HGG desde 2013 e atualmente está na ala de Cuidados Paliativos, onde dá mais conforto para aqueles que não têm mais chances de cura. “Deus emprestou a vida para gente. Ele dá e toma quando acha por bem. Cada um tem um sentimento de perda diferente e temos de respeitar.”

A música foi um alento para momentos difíceis na vida do técnico de enfermagem e ainda o ajudou com um problema grave de audição que o acompanha desde o seu nascimento. “Amo, respiro e vivo a música. Minha alegria é esta”, disse José de Paula, que, cuida dos pacientes do HGG e também da sua mãe com Alzheimer.

Humanização
Além do trabalho voluntário do José De Paula, o Hospital Alberto Rassi – HGG conta com um grande projeto de humanização hospitalar que leva música semanalmente para o ambiente hospitalar. Trata-se do Sarau do HGG que completou quatro anos neste mês de agosto. A iniciativa reúne centenas de músicos voluntários, que já levaram mais de 350 horas de músicas para pacientes, acompanhantes, colabores e visitantes da unidade.

Para assistir a reportagem acesse: http://g1.globo.com/goias/noticia/tecnico-em-enfermagem-toca-violino-para-ajudar-tratamento-de-pacientes-de-hospital-remedio-para-a-alma.ghtml





Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS