29/08/2017 - Psicóloga do HGG fala sobre o papel da comunicação na assistência humanizada



Colaboradores assistiram à palestra em comemoração à Semana da Psicologia, realizada na última sexta-feira, 25 de agosto

Em comemoração à Semana da Psicologia, já que neste domingo, 27 de agosto foi celebrado o dia do Psicólogo, o Hospital Alberto Rassi – HGG promoveu na última sexta-feira, 25 de agosto, a palestra: O Papel da Comunicação na Assistência Humanizada, com a psicóloga Carolline Borges. Realizado no auditório, o evento contou com participação de cerca de 50 colaboradores de todas as áreas da unidade.

Carolline Borges abordou os processos de comunicação que envolvem emissor, receptor, código e mensagem e a importância da atenção a cada um desses itens dentro da assistência humanizada ao paciente. Expressões de sentimentos além das palavras, como toque, expressão facial e o olhar também foram destacados na palestra, além dos possíveis ruídos de comunicação que podem gerar transtornos na emissão de mensagens.

A psicóloga destacou que abordar este tema com os colaboradores é de extrema importância porque todas as relações humanas estão baseadas na comunicação e, por isso, não tem como ser diferente na relação com o paciente. "Melhorar a comunicação significa também melhorar a humanização, o atendimento que prestamos a nossos pacientes", destacou Carolline.

A enfermeira Maria Aparecida dos Santos elogiou a palestrante e o conteúdo da explanação e destacou a importância de renovar o aprendizado. "Foi interessantíssimo, muito bom ver como pequenas atitudes são essenciais no nosso trabalho. Achei muito importante quando a psicóloga falou sobre a comunicação no relacionamento entre colegas de trabalho e nas abordagens dos pacientes, colocando a humanização em primeiro lugar”, disse.




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS