04/09/2017 - HGG recebe cuidadores para palestra da Associação de Alzheimer



Geriatra Isadora Crosara Alves falou aos presentes sobre o diagnóstico, o tratamento e o manejo na doença e a importância das reuniões do grupo para o apoio ao cuidador

Como acontece mensalmente, nas últimas quintas-feiras de cada mês, no dia 31 de agosto, o Hospital Alberto Rassi – HGG recebeu mais uma reunião e palestra da Associação Brasileira de Alzheimer e Doenças Similares (ABRAz) Regional Goiás direcionada a cuidadores de portadores do Alzheimer. Na ocasião, a geriatra Isadora Crosara Alves falou aos presentes sobre o diagnóstico, o tratamento e o manejo na doença.

A médica abordou as fases da doença para esclarecer como elas acontecem ao longo do processo, informação que ajuda a família a entender o que deve esperar pela frente e aceitar melhor o diagnóstico que, normamente, é de difícil aceitação. “Acho que o que mais incomoda e mais angustia a família são as alterações comportamentais que vêm ao longo da doença, como a agitação, a perambulação e a inquietação, por isso é importante saber o que pode ser feito em cuidados que possam tentar minimizar o estresse que pode ser gerado no núcleo familiar”, explicou Isadora.

Sobre o tratamento, a geriatra esclareceu que a medicação não é curativa, sendo ela apenas uma expectativa de lentificação de evolução ou estabilização de quadro. “O manejo do paciente é muito mais importante do que a medicação propriamente dita, que deve ser combinado com o empenho da família. E esses encontros trazem mais informações para o cuidador, são momentos em que ele pode tirar as dúvidas, além de ser um grupo que ajuda a diminuir a angustia, que é fundamental para um bom cuidado ao paciente”.

A presidente da ABRAz, Stella Mares Ferreira da Cunha Assunção, destacou a importância da parceria com o HGG, que já chega há cerca de 12 anos. "É muito importante essas palestras acontecerem no HGG, por ele ser um hospital de referência e que tem experiência no assunto Alzheimer”, ressaltou Stella, lembrando ainda que a associação trabalha não apenas com as palestras no intuito de auxiliar os cuidadores, mas com informações compartilhadas em grupos de Whats App que auxiliam na segurança e no alívio do estresse desses cuidadores. “É um conjunto que é muito importante e as palestras no hospital entram como o coração disso tudo”, concluiu.




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS