12/09/2017 - HGG leva UTI para Congresso de Odontologia



Estrutura será montada em um estande e tem o objetivo de mostrar como é uma UTI, sua monitorização, equipamentos e equipe multiprofissional envolvida no atendimento ao paciente

Pelo segundo ano, o Hospital Alberto Rassi – HGG, em parceria com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e a Sociedade de Terapia Intensiva do Estado de Goiás (Sotiego), levará para o Congresso Internacional de Odontologia de Goiás (CIOGO) uma estrutura de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O evento acontece Centro de Convenções de Goiânia de 13 a 16 de setembro e reunirá profissionais de 13 países e quatro continentes, além de todos os estados brasileiros.

A estrutura, que será montada em um estande, tem como objetivo mostrar como é uma UTI, sua monitorização, os tipos de equipamentos e a tecnologia avançada que hoje há lá dentro. Mostrar ainda todos os profissionais envolvidos nesse atendimento, incluindo o odontólogo. “O CIOGO é a oportunidade de mostrar aos profissionais de Odontologia a importância deles na unidade hospitalar, e ainda dentro da UTI”, explica a gerente de educação continuada, Fabrícia Cândida.

Ela esclarece que a atuação do odontólogo está ligada à prevenção da sepse, já que a boca é uma grande porta de entrada para infecções. “Muitas vezes o paciente vai para a UTI com uma outra comorbidade e é esquecido que a boca é uma porta de entrada muito grande para infecções. Por isso a importância de um profissional de odontologia que faça o acompanhamento com esses pacientes a fim de eliminar esses focos de infecções dentárias, que têm ligação direta com a corrente sanguínea. Pode ser desde uma prótese dentária mal colocada, uma obturação que caiu, um aparelho ortodôntico ou um dente cariado e que não foi tratado, e que precisa ser extraído”, detalha Fabrícia.

O evento contará ainda com diversas palestras ministradas por profissionais do HGG, entre elas a do coordenador do CTI do HGG e médico intensivista, Durval Pedroso, que ministrará a palestra ‘Finitude’; da coordenadora do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo (NAPP), a geriatra Ana Maria Porto Carvas, que falará sobre ‘Recercussões das infecções odontogênicas na geriatria’; do cirurgião dentista Antônio José Marcos, que apresentará o conteúdo ‘Serviço de Odontologia Hospitalar do HGG’; e do diretor da agência transfusional, o clínico geral, Omar Ali Abdallah, que discorrerá sobre ‘Oncologia e Odontologia: uma parceria pré, trans e pós-tratamento’.

Conferências profissionais do HGG:

Dia 14 – quinta-feira
Horário: 10h
Tema: ‘Oncologia e Odontologia: uma parceria pré, trans e pós-tratamento’
Conferencista: diretor da agência transfusional e clínico geral Omar Ali Abdallah

Dia 14 – quinta-feira
Horário: das 17h
Tema: ‘Finitude’
Conferencista: coordenador do CTI do HGG e médico intensivista Durval Pedroso

Dia 15 – sexta-feira
Horário: 16h
Tema: ‘Recercussões das infecções odontogênicas na geriatria’
Conferencista: coordenadora do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo (NAPP) e geriatra Ana Maria Porto Carvas

Dia 16 - sábado
Horário: 9h
Tema: ‘Serviço de Odontologia Hospitalar do HGG’
Conferencista: cirurgião dentista Antônio José Marques Romano




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS