14/09/2017 - HGG promove ação alusiva ao Dia do Alzheimer



Nesta sexta-feira, dia 15 de setembro, acontece mais uma edição do Saúde na Praça, com serviços gratuitos para a população das 7 às 13 horas

O Hospital Alberto Rassi – HGG promove nesta sexta-feira, dia 15 de setembro, mais uma edição do projeto Saúde na Praça. Neste mês, o tema é Alzheimer e a tenda na Praça Abrão Rassi contará com profissionais de enfermagem, psicologia, fisioterapia, neurologia e psiquiatria. Os atendimentos abertos para a comunidade acontecerão das 7 às 13 horas. Também haverá teste de glicemia e aferição de pressão.

O evento é alusivo ao Dia Mundial do Alzheimer, celebrado no dia 21 de setembro. De acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), estima-se que existam no mundo cerca de 35,6 milhões de pessoas com a doença. No Brasil, há cerca de 1,2 milhão de casos, a maior parte deles ainda sem diagnóstico. A doença se apresenta como demência, ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais.

No projeto Saúde na Praça, os participantes vão ser orientados sobre envelhecimento saudável, com dicas essenciais também para os cuidadores. A equipe da fisioterapia, por exemplo, vai mostrar todas as fases da doença, demonstrando ao público atividades para trabalhar raciocínio e concentração, além da movimentação segura e posicionamento funcional do paciente no leito, quando a doença está em estágio avançado.

De acordo com o psiquiatra e neurologista Leonardo Prestes, especialista em psicogeriatria, o Alzheimer, quando diagnosticado no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família. O evento também contará com a participação da Abraz Goiás, que realiza reuniões mensais com portadores da doença e cuidadores.




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS