21/09/2017 - HGG recebe lançamento de campanha por calçada acessível



Ação Calçada para Todos da OAB-GO foi lançada nesta quinta-feira, 21 de setembro, e reforça a importância da acessibilidade. Calçada da unidade foi mostrada como exemplo do cumprimento das normas regulamentadoras

A Praça Abrão Rassi, em frente ao Hospital Alberto Rassi - HGG, recebeu na manhã desta quinta-feira, 21 de setembro, o lançamento da campanha Calçada para Todos, realizada pela Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDPcD) da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO). A campanha foi lançada no dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência e a pavimentação da praça e da calçada da unidade de saúde foram mostradas como exemplos de acessibilidade, pois cumprem todas as normas regulamentadoras e a lei municipal.

O lançamento da campanha faz parte das ações de conscientização por calçadas acessíveis e integram o movimento Setembro Verde, promovido pela OAB-GO com o apoio de diversas instituições, entre elas o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização social responsável pela gestão do HGG. O presidente da CDPcD, Hebert Batista Alves, agradeceu o apoio das instituições parceiras e afirmou que a campanha tem o intuito de conscientizar a população sobre a importância da calçada acessível. "A acessibilidade não é só para a pessoa com deficiência, mas para qualquer um que tenha mobilidade reduzida, como um idoso, por exemplo. As calçadas acessíveis são uma forma importantíssima de inclusão, pois são o primeiro obstáculo que a pessoa com deficiência encontra quando vai sair de casa para o trabalho, estudo ou lazer", ressaltou.

O diretor administrativo do HGG, Alessandro Purcino, destacou que a instituição se sente honrada por ser anfitriã de mais um passo em busca da conscientização da sociedade em favor da causa. "Não temos medido esforços para atender a legislação, tanto que somos a primeira calçada acessível de Goiânia que atende completamente a legislação. Infelizmente não conseguimos fazer toda a obra pois ainda dependemos da conscientização das pessoas que colocam os interesses econômicos e pessoais à frente. Precisamos da consciência de que este é um benefício para toda a sociedade", afirmou.

Representando o presidente da OAB-GO, o conselheiro seccional e membro da Comissão de Direito do Terceiro Setor e assessor jurídico do Idtech, Juscimar Ribeiro, parabenizou as entidades envolvidas pelo lançamento da campanha que, como destacou, visa resgatar a dignidade das pessoas. "A OAB-GO está cada vez mais participativas em ações que buscam a cidadania. Não poderíamos nos abster dessa luta que visa melhorias para toda a nossa sociedade", destacou.

Após a solenidade, os participantes do evento foram convidados a participar de uma experiência de uma pessoa com deficiência e se locomover com olhos vendados e auxílio da bengala ou numa cadeira de rodas nas calçadas acessíveis e nos locais que ainda não obedecem às normas. As dificuldades encontradas foram ressaltadas pelos participantes, entre eles o diretor administrativo do HGG. "Foi uma experiência ímpar. Se eu já admirava essas pessoas, hoje admiro ainda mais porque não é fácil. A sociedade não respeita essas normas simples e, ao invés de acessibilidade, o que encontramos foram vários pontos de risco que podem causar acidentes sérios", disse.

Participaram do evento representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO); Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CEDDGO); Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas); Secretaria Cidadã; Secretaria de Estado da Casa Civil; Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Secretaria Municipal de Direitos Mumanos e Políticas Afirmativas; Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Goiás; e Centro Estadual de Apoio ao Deficiente.




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS