26/09/2017 - Enfermeiros e técnicos realizam treinamento de lesão por pressão



Objetivo do curso é padronizar procedimentos e aumentar o cuidado e a prevenção dessas lesões nos pacientes, que são porta de entrada para infecções

Foi realizado na manhã desta segunda-feira (25) o primeiro encontro do treinamento “Lesão por pressão”, ministrado pela enfermeira Lélia Leal e pela terapeuta ocupacional Michelle Vaz. A lesão por pressão, também chamada úlcera por pressão, é uma lesão que se localiza na pele ou tecidos subjacentes, normalmente sobre uma proeminência óssea, secundárias a um aumento de pressão externa, ou pressão em combinação com cisalhamento. Os próximos treinamentos acontecerão nesta terça-feira, 26 de setembro, das 14h das 14h40, e quarta-feira (27), das 00h às 00h40.

As lesões por pressão são uma porta de entrada para infecções, incluindo a Sepse, e causam óbito em milhões de pacientes por ano, explicou Lélia Leal. Pacientes com sensibilidade diminuída, imobilidade prolongada ou acamadas com idade avançada são mais susceptíveis para aquisição de úlceras por pressão.

A enfermeira destacou a relevância do treinamento para as equipes de enfermeiros e de técnicos de enfermagem. “É importante prevenir já que, hoje na Clínica Médica, a maioria dos pacientes é crônica, idosa, acamada e tem um nível de risco maior para desenvolver essas lesões. Nosso intuito é zerá-las ou minimizar cada vez mais esse número de lesões por pressão no hospital como um todo, reforçando, entre outras questões, a importância da mudança de decúbito do paciente”, orientou.

A técnica de enfermagem do setor de curativos, Helena Arruda, avaliou o treinamento como fundamental para o alinhamento dos procedimentos por todos os enfermeiros e técnicos. “É importante que toda a equipe entre em comum acordo, para um trabalho em conjunto, pois não adianta somente um ou dois colaboradores da equipe, ou de diferentes horários, trabalharem com o paciente neste estado de lesões, é necessário que todos tenham esse zelo com ele”, comentou.




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS