04/10/2017 - IV JOCHAR tem início nesta sexta-feira



Jornada Científica do Hospital Alberto Rassi chega à sua quarta edição com o tema ´´Residência médica e desafios futuros´´

A IV Jornada Científica do Hospital Alberto Rassi - HGG(JOCHAR) será realizada nesta sexta-feira e sábado, dias 6 e 7 de outubro. Na sua quarta edição, o tema será "Residência médica e desafios futuros". A abertura será na sexta-feira, às 8h, com a conferência “Residência Médica no HGG e Desafios Futuros”, ministrada pelo médico especialista em cirurgia geral e cirurgia plástica, e plantonista do HGG, Gustavo dos Santos Rezende. A programação do evento conta com palestras e mesas-redondas e conferências que abordarão diversos temas relacionados a protocolos e especialidades o HGG (confira abaixo a programação completa). Estarão disponíveis, também, 28 pôsteres científicos, que serão expostos e avaliados, na manhã de sábado, no hall do refeitório.

O coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme), Roberto Kaluf, destaca que o foco do HGG, além da assistência ao paciente, está voltado para o Ensino e Pesquisa. Com isso, ao longo dos anos, a unidade se transformou em um centro formador de especialidades que é referência na região Centro-Oeste e em todo país. "Por esta razão, neste ano, o foco da JOCHAR são os residentes que se encontram em formação, dedicando todo o tempo para aprender a realizar um atendimento adequado e de ponta para a população assistida", ressaltou Kaluf.

A diretora de Ensino e Pesquisa do HGG, Cárita Marquez, afirma que a JOCHAR é de extrema relevância por se tratar de uma jornada científica dentro de uma unidade de referência, abordando aspectos de interesse para a comunidade interna, como as equipes médica e multidisciplinar, além de fazer relação com áreas que não são especificamente da saúde, como administração e direito. "É um evento expressivo para a formação dos especialistas, e o HGG é um dos maiores formadores desses profissionais no Estado", disse.

Cáritas destacou ainda que o tema escolhido tem um aspecto fundamental para o HGG e também para Goiás. "Ao trazer as histórias e as conquistas realizadas, olhamos para frente e vislumbramos o futuro. Na atualidade, a residência médica, como um todo, passa por uma atualização e por isso a JOCHAR vem com foco nos desafios que a formação de especialistas requer na atualidade", ressaltou.


Confira a programação:

06 de outubro – Sexta-feira

08h às 8h30 - Abertura Oficial
Conferência: Residência Médica no HGG e Desafios Futuros
Dr. Gustavo dos Santos Rezende – Médico Especialista em Cirurgia Geral e Cirúrgica e Cirurgia Plástica, Plantonista Hospital Alberto Rassi-HGG.

8h30 às 9h30 - Mesa Redonda
UTI: Segurança, Bundles, protocolos assistenciais e Sepse
Dr. Durval Ferreira Fonseca Pedroso – Médico Geriatra, Intensivista pela AMIB e Coordenador CTI “B” do HGG;
Dr. Marco Antônio Castilho Junior - Médico Intensivista pela AMIB e Coordenador CTI “C” do HGG.

Infecção Relacionada à Assistência à Saúde com ênfase na multirresistência
Drª. Priscilla Yoshiko Sawada – Médica Infectologista e membro da Comissão de Controle de Infecção do HGG.

09h30 às 10h30 - Palestra: Fratura do Quadril no Idoso
Dr. Leandro Alves de Oliveira – Médico Presidente da Regional da Sociedade Brasileira de Quadril do Centro-Oeste e coordenador do grupo de Quadril do HGG e do Hospital das Clínicas.

10h30 às 11h30 - Palestra: Impacto de ações de humanização sobre a ansiedade e depressão hospitalar
Ft. Vanessa Guimarães Martins – Mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás – UFG.

11h30 às 12h30 - Mesa redonda
Hemorragia Digestiva Alta, Neoplasia de Cólon e Cirrose Hepática
Dr. Américo de Oliveira Silvério – Médico Gastroenterologista, Mestre em Hepatologia e Professor assistente do Departamento Clínica Médica da UFG e da PUC – GO, Coordenador da Residência de Gastrenterologia do HGG.
Drª. Daniela Medeiros Milhomem Cardoso – Médica Endoscopista, Mestre em Ciências da Saúde, Vice-Presidente da SOBED e chefe do Serviço de Gastrenterologia do HGG.

Megaesôfago Chagásico
Dr. Douglas Vinicius Silva – Médico Residente em Cirurgia Geral do HGG.
Drª. Natasha Mesquita Mota – Médica Residente em Cirurgia Geral do HGG.

12h30 às 14h - Intervalo

14h às 14h40 - Palestra: Nódulo na Tireóide
Dr. Nelson Rassi – Doutor em Ciências da Saúde UFG, Especialista em Endocrinologia e chefe do Serviço de Endocrinologia do HGG;
Drª. Millene de Rezende Naves – Médica Residente em Endocrinologia do HGG.

14h40 às 15h40 - Relato de Caso: Decisões difíceis em saúde
Drª. Ana Maria Porto Carvas – Médica Geriatra, Especialista em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium Latino América (Buenos Aires, Argentina) e coordenadora do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo (NAPP) do HGG;
Equipe multidisciplinar do NAPP.

15h40 às 16h40- Mesa Redonda
Endometriose – Abordagem clínica e cirúrgica
Drª. Marilia Oliveira Ribeiro – Médica Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela UFG, Doutora em Tecnologia pela UNICAMP, coordenadora da Residência Médica de Ginecologia do HMI / HGG;
Dr. Corival Castro – Médico Supervisor da Residência em Endoscopia Ginecológica da SES.

16h40 às 17h40 - Mesa Redonda
Antes, Durante e Depois da Cirurgia Bariátrica
Dr. Leonardo da Silva Prestes – Médico Especialista em Neurologista, Neuropsiquiatria, Psicogeriatria e Preceptor na Residência de Psiquiatria HGG.

Paciente pós Bariátrico e Reconstrução de Mama
Dr. Roberto Kaluf – Médico Cirurgião Plástico e Coordenador da COREME do HGG;
Drª. Telma Noleto Rosa Franco – Psicóloga, Doutora em Bioética pela UNB e Coordenadora da Residência Multiprofissional HGG.

17h40 às 18h - Encerramento Jochar 2017
Dra. Cáritas Marquez Franco;
Dr. Roberto Kaluf.

07 de outubro - Sábado

08h às 12h - Exposição dos Trabalhos Científicos / Banca de Avaliação
Local: Hall do refeitório




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS