06/10/2017 - Palestra alerta sobre importância da prevenção do câncer de mama



Pacientes que aguardavam atendimento foram orientados sobre o assunto nesta quarta-feira, 4 de outubro. Tema foi abordado em referência ao Outubro Rosa

Os pacientes que aguardavam suas consultas no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do Hospital Alberto Rassi - HGG tiveram um pouco mais de informação nesta quarta-feira, 4 de outubro. A médica residente em Mastologia Flávia Vidal ministrou a palestra "Como prevenir câncer de mana", aproveitando o Outubro Rosa, mês em que a prevenção da doença é reforçada.

Flávia explicou que qualquer câncer é uma célula que se reproduz sem controle e que o câncer de mama, especificamente, acomete mais as mulheres devido aos hormônios progesterona e estrogênio. Entre os fatores de risco estão a genética, a idade avançada e até mesmo o ganho de peso. A residente esclareceu ainda que os pacientes que já tiveram câncer de mama não podem fazer terapia de reposição hormonal, pois, com isso, há grandes chances de doença reaparecer.

Os pacientes aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas. Um dos mitos quebrados foi o de que anticoncepcionais aumentariam a chance do aparecimento do câncer de mama, o que Flávia esclareceu e explicou que esse tipo de medicamento funcionaria como um “alimento” para o câncer que já está instalado, mas não é um fator de risco. Ela explicou também que próteses de silicone não aumentam as possibilidades de surgimento da doença e que a amamentação não impede o câncer de mama, mas diminui o risco.

A importância da mamografia também foi lembrada pela residente. Flávia explicou que o exame é de extrema importância para o rastreamento da doença e que outros procedimentos, como ultrassom e ressonância são complementares. A residente esclareceu ainda que toda mulher acima de 40 anos deve realizar a mamografia anualmente. “Abaixo dessa idade, o exame é indicado somente para casos específicos. É importante ressaltar que o câncer de mama é uma doença silenciosa, não traz dor e tem 90% de chance de cura, se descoberto em sua fase inicial. A prevenção é, sem dúvidas, o melhor tratamento”, disse a médica.

Marilene Alves Rodrigues, de 49 anos, assistiu a palestra enquanto aguardava para fazer um exame. Ela afirmou que aproveitou para tirar muitas dúvidas e se informar melhor sobre o assunto. “Algumas informações eu já sabia, mas foi importante para esclarecer algumas coisas. Achei excelente e nesse mês, temos que buscar todas as informações para prevenir, né?”, destacou.

Maria Angélica Pereira, de 64 anos, acompanhava a mãe em consulta e também gostou da palestra. “Foi ótimo, tirei minhas dúvidas e aprendi coisas novas. Gostei principalmente de saber dos sinais da doença, assim vou ficar mais alerta”, disse.

Outubro rosa
Como parte das ações de conscientização sobre o câncer de mama em outubro, a equipe de limpeza do HGG usará touca rosa durante todo o mês. Colaboradores de diversos departamentos também aderiram à campanha e estão usando camisetas rosas.




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS