27/10/2017 - Psicóloga ministra palestra no AMA sobre Saúde Integral



Especialista explicou que estar doente não diz respeito apenas à uma doença física, mas abrange outros âmbitos. Atividade lúdica lembrou ainda a importância do amor e do cuidado próprio

Com o tema ‘Saúde Integral: O que é importante para você?’ a psicóloga Carolline Silva Borges ministrou uma palestra interativa para o público do Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do HGG na última quarta-feira, 25 de outubro. A especialista explanou sobre o conceito de saúde integral, explicando que estar doente não diz respeito apenas à uma doença física, mas abrange outros âmbitos. Estar saudável engloba quatro dimensões: física, emocional, social e espiritual. “É importante que todas essas dimensões estejam integradas para que a saúde seja de fato integral”, pontuou.

Ela falou da importância de cuidar dos pensamentos e das emoções, assim como dormir bem, exercitar-se, alimentar-se bem e ter paz, conjunto de ações que proporcionam bem-estar ao indivíduo. Além disso, destacou a importância do próprio paciente para o sucesso do seu tratamento, ressaltando que os profissionais de saúde são essenciais, assim como a família, que têm um grande papel do cuidado e no apoio na vida e na hora da doença, mas que o personagem mais essencial no processo é o próprio paciente.

A psicóloga lembrou ainda sobre a importância do cuidado, da paciência e carinho com nós mesmos, dando como exemplo que ao cuidarmos do outro, despendemos amor, atenção, dedicação, paciência, tempo e tolerância, sentimentos que nem sempre oferecemos para nós. “Muitas vezes não conseguimos ter conosco a mesma dedicação e esforço que despendemos aos que cuidamos. E é muito importante este autocuidado”.

Carolline realizou ainda uma atividade lúdica que teve como foco mostrar a cada um que o mais importante no tratamento são eles mesmos. Ao fazer a pergunta ‘O que é importante para você?’, a profissional entregava a cada um uma caixa fechada que, ao abrir, continha um espelho que refletia a imagem da própria pessoa. A atividade gerou descontração e emoção em alguns participantes. A professora Jucelina Batista Pereira, de 60 anos, foi uma das pessoas do público que pediram para olhar a caixa. “Muito interessante o conteúdo da palestra, leva as pessoas a pensarem na vida delas, a gente pouco se olha no espelho de verdade, por isso gostei muito da dinâmica da médica”, relatou.

Irene Cândida, de 60 anos, também achou positiva a atividade. “Nós chegamos a uma certa época em que só queremos trabalhar e cuidar dos filhos e esquecemos que também somos mulheres, um ser humano e que precisamos ser cuidadas, mas muitas vezes só pensamos nisso quando os filhos já estão crescidos e sobre o que ainda poderíamos fazer. É importante para olharmos para nós. Gostei muito da palestra, foi boa pra levantar a autoestima”, considerou a esteticista que relatou atualmente estar realizando um curso de informática.





Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS