20/11/2017 - HGG adere à Rede Universitária de Telemedicina (Rute)



Plataforma estimula a integração e a colaboração entre profissionais de saúde por meio de webconferências para debates, discussões de caso, aulas, pesquisas e avaliações a distância

Os multiprofissionais e residentes do Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG têm agora uma poderosa ferramenta para seu crescimento científico. Trata-se da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), no qual a unidade passa a fazer parte, juntamente com 124 instituições de todo o Brasil, e será apresentada nesta terça-feira, 21 de novembro, às 12h30. A iniciativa estimula a integração e a colaboração entre profissionais de saúde por meio de Grupos de Interesse Especial (do inglês Special Interest Groups - SIGs), que promoverão sessões, por videoconferência ou webconferência, para debates, discussões de caso, aulas, pesquisas e avaliações a distância.

Os equipamentos de videoconferência estão localizados na Sala de Videoconferência. A conexão é independente da rede do hospital, por meio de uma intranet entre os hospitais ensino, garantindo a rapidez nas transmissões. De acordo com o coordenador de Ensino e Pesquisa do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), Marcelo Rabahi, esta é uma oportunidade única para a troca de conhecimentos com grandes profissionais de Hospitais Ensino de todo o país. "É como se estivéssemos todos juntos na mesma sala de aula, devido a qualidade da videoconferência. É um momento também de network", revela.

O cronograma dos SIGs está disponível no site rute.rnp.br/sigs . São 57 grupos de diversos assuntos e especialidades, como por exemplo dermatologia, pneumologia, urologia e cuidados paliativos. Para se inscrever em um SIG, é preciso preencher um formulário próprio (clique aqui para acessar o link). Caso o profissional do HGG tenha alguma dificuldade para o preenchimento, a Diretoria de Ensino e Pesquisa pode auxiliar.

Marcelo Rabahi, destaca a importância acadêmica e de aprendizado da iniciativa. "A RUTE é uma possibilidade de atualização científica criada para a troca de experiências entre hospitais universitários. Desde o início nos aderimos para ter acesso a essa plataforma e que agora está à disposição a todos os alunos, residentes e profissionais, ou seja, para toda a comunidade do HGG que esteja interessada em acessar e participar de forma interativa", explica o coordenador.

RUTE
A Rede Universitária de Telemedicina é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue) e coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que visa a apoiar o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentivar o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais.

A Rute possibilita, em um primeiro momento, a utilização de aplicativos que demandam mais recursos de rede e o compartilhamento dos dados dos serviços de telemedicina dos hospitais universitários e instituições de ensino e pesquisa participantes da iniciativa. Em um segundo momento, a Rute leva os serviços desenvolvidos nos hospitais universitários do país a profissionais que se encontram em cidades distantes, por meio do compartilhamento de arquivos de prontuários, consultas, exames e segunda opinião.




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS