22/11/2017 - Superintendente da SES participa de transmissão da Rede Universitária de Telemedicina (Rute) no HGG



Rafaela Veronezi, superintendente de Educação em Saúde para o SUS da Secretaria Estadual de Saúde (SES), conheceu ferramenta e destacou trabalho da unidade

O Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG participou de mais uma webconferência da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), nesta terça-feira, 21 de novembro. Desta vez, a sessão foi destinada ao grupo de pneumologia e contou com a presença da superintendente de Educação em Saúde para o SUS da Secretaria de Estado de Saúde, Rafaela Júlia Batista Veronezi, que esteve na unidade para conhecer o recurso de videoconferência para debates, discussões de caso, aulas, pesquisas e avaliações a distância.

A superintendente considerou a Rute como uma ferramenta fundamental para o ensino e pesquisa, que tem como função não só receber como disseminar o conhecimento entre as unidades de saúde que fazem parte da rede. "Esta troca abre inúmeras possibilidades no que diz respeito ao ensino. A tecnologia educacional e o uso dessas ferramentas são, hoje, uma realidade", destacou.

Para Rafaela, a participação do HGG na Rute coloca a unidade em evidência e expõe o ensino de qualidade que é realizado dentro do hospital. "O HGG sai na frente por ter preparado um local específico para esse tipo de conferência e troca de experiências. Isso traz novas possibilidades e melhora a assistência prestada ao paciente, já que coloca contato profissionais de vários centros, em busca de soluções e construção de conhecimento", ressaltou.

RUTE
A Rede Universitária de Telemedicina é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue) e coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que visa a apoiar o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentivar o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais.

O cronograma dos SIGs está disponível no site rute.rnp.br/sigs. São 57 grupos de diversos assuntos e especialidades, como, por exemplo, dermatologia, pneumologia, urologia e cuidados paliativos. Para se inscrever em um SIG, é preciso preencher um formulário próprio. Caso o profissional do HGG tenha alguma dificuldade para o preenchimento, a Diretoria de Ensino e Pesquisa pode auxiliar.




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS