28/11/2017 - Serviço de Fisioterapia do HGG lança projeto piloto de ginástica laboral



Duas vezes por semana, equipes das UTIs e NAPP realizam exercícios de alongamento, relaxamento muscular, flexibilidade e equilíbrio que colaboram para evitar lesões por esforços repetitivos e algumas doenças ocupacionais

A partir deste mês de novembro, o Serviço de Fisioterapia lançou projeto piloto de ginástica laboral nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e ala de Cuidados Paliativos (NAPP). No início do expediente, os profissionais presentes nas alas, médicos, residentes, enfermeiros, técnicos de enfermagem e equipe multiprofissional são convocados a realizarem por 20 minutos exercícios de alongamento, relaxamento muscular, flexibilidade, concentração e equilíbrio, sob monitoramento de um fisioterapeuta.

O objetivo é melhorar a qualidade da saúde dos colaboradores e evitar lesões dos funcionários por esforços repetitivos e algumas doenças ocupacionais. A ginástica laboral prepara o organismo para o trabalho físico, com melhora da oxigenação tecidual, da disposição e da concentração, explica a chefe do Serviço de Fisioterapia do HGG, Joana França. “Após estudos junto ao Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMET), verificamos um alto índice de ausência, principalmente devido distúrbios osteomusculares, com grande prevalência nos colaboradores das Unidades de Terapia Intensiva”.

As atividades estão acontecendo às terças e quintas-feiras nas UTIs e às segundas e quintas-feiras no NAPP. “Trata-se de um projeto piloto e temos a expectativa de que ele se estenda para todas as áreas do hospital, proporcionando uma melhoria de qualidade de vida de nossos colaboradores”, completa Joana.




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS