04/12/2017 - No Dia Mundial Contra a Aids, colaboradores recebem palestra sobre prevenção e importância do uso do preservativo



Atividade contemplou palestra, distribuição de preservativos e lacinhos vermelhos, símbolo da Campanha Dezembro Vermelho

Em alusão ao Dia Mundial contra a Aids, celebrado no dia 1° de dezembro, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) promoveu na sede, Teleconsulta e Ciams Novo Horizonte atividade com foco na prevenção da Aids e das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), que contemplou palestra, distribuição de preservativos e lacinhos vermelhos, símbolo da Campanha Dezembro Vermelho.

Pela manhã, na sede do Idtech e no Teleconsulta, a especialista em Administração Hospitalar, Enfermagem do Trabalho, Queimaduras, Saúde Pública e Estratégias de Saúde da Família, da Secretaria de Saúde do Estado (SES), Nara Borges Ferreira, ministrou palestra ‘Previna-se para viver com saúde’. Ela explicou sobre o novo termo para DSTs, que recentemente passou a ser ISTs, Infecções Sexualmente Transmissíveis, detalhando as principais, seus sintomas e tratamentos.

A enfermeira destacou que ainda há muita desinformação e preconceito sobre o assunto, os dois principais fatores que adiam a procura por um profissional de saúde e, consequentemente, o diagnóstico precoce do HIV e das ISTs. “Percebemos que as pessoas têm muito preconceito e vergonha, por exemplo, nas palestras, quando perguntamos se há dúvidas, normalmente ninguém se manifesta. As pessoas ainda estão desinformadas e muitas ainda consideram normais alguns sintomas e vão tratando por conta própria, até que chega ao ponto em que procuram um médico, quando a doença, normalmente, já está muito grave e avançada. E é o preconceito que mata, justamente pela falta de informação”, ressaltou, reiterando ainda que as mulheres devem consultar-se com um ginecologista de seis em seis meses, e os homens com sintomas procurar um clínico, profissional capacitado para tratar essas doenças.

O atendente do Teleconsulta, Wellington de Souza Vidal, de 24 anos, considerou a palestra bastante interessante e informativa. “É um conteúdo importante, porque mesmo entre os amigos nós não falamos tudo o que foi falado aqui. As pessoas tem muita vergonha”, considerou sobre a atividade. No período da tarde, no Ciams Novo Horizonte, quem proferiu o conteúdo aos colaboradores foi a assistente social Marília Jardim, realizando também a entrega de preservativos e de lacinhos da Campanha.




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS