Dia do Fonoaudiólogo é comemorado com café da manhã, exposição e show especial



Músico Adem Pereira, que é fonoaudiólogo e cirurgião geral, se apresentou cantando canções escolhidas que se relacionam com a atuação da profissão

O hall do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG se encheu de música e emoção na manhã desta sexta-feira, de 8 de dezembro, durante evento em comemoração ao Dia do Fonoaudiólogo, celebrado no dia 9. O músico Adem Pereira, que é fonoaudiólogo e cirurgião geral, se apresentou juntamente com um coro formado pela equipe de fonoaudiologia do HGG, cantando canções escolhidas que se relacionam com a atuação da profissão.

No repertório, sucessos de Tim Maia, Gal Costa e Roberto Carlos, entre outros, que falam sobre ouvir e falar, manifestar-se e expressar-se, como ‘Um Dia de Domingo’, que traz o verso “Eu preciso te falar, te encontrar de qualquer jeito. Pra sentar e conversar...”, e ‘Azul da Cor do Mar’, que fala “Ahh, se o mundo inteiro me pudesse ouvir, tenho muito pra contar, dizer que aprendi”.

As mesmas canções também estamparam exposição que detalhava alguns distúrbios tratados pelo profissional de fono, como a afasia, a disartria e disfagia, entre outros, e a atuação junto aos pacientes da ala de Cuidados Paliativos e do Programa de Controle e Cirurgia Bariátrica do HGG. Houve ainda um café da manhã especial em celebração à data, entrega de material informativo e um banner onde colaboradores de outras áreas podia deixar a sua mensagem sobre ‘o que é ser fono’.

A gerente do Serviço de fonoaudiologia do HGG, Vanessa Américo dos Santos, reforça que o profissional de fono é de extrema importância na equipe multiprofissional, explicando que no HGG cabe a ele a triagem de todos os pacientes, a fim de identificar alterações e distúrbios da comunicação, que afetam a musculação orofacial e causam distúrbios miofuncionais ou ainda de deglutição, que podem ser ocasionados por várias doenças. “Todo ano fazemos este evento para mostrar a importância do fonoaudiologista, mas neste ele teve um destaque maior e convidamos o Adem para fazer uma homenagem às nossas colaboradoras”, disse Wanessa.

Adem Pereira agradeceu o convite e falou da alegria de fazer parte da homenagem do HGG. “Foi uma honra pra mim participar, eu tenho uma formação na fonoaudiologia e isso me traz muita gratificação por conhecer quanto humana é essa profissão e de que ele faz diferença no tratamento do paciente. Desejo muita saúde e felicitações aos profissionais do HGG”.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS