12/12/2017 - HGG participa de projeto colaborativo do SUS para a segurança do paciente



Unidade foi selecionada juntamente com outros 119 hospitais públicos de todo o país

O Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG foi selecionado para participar do Projeto Colaborativo “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”. A equipe do HGG embarcou nesta segunda-feira, 11 de dezembro, para participar do projeto. O grupo é composto pela diretora de enfermagem, Natalie Alves Andraschko, diretora de Serviços Multidisciplinares, Rogéria Cassiano, coordenadora do Escritório da Qualidade do HGG, Milena Monteiro, coordenadora médica da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Andrea Inês Spadeto Aires, médico intensivista coordenador da ala B do CTI do HGG, Durval Pedroso, e pela enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente, Bárbara Oliveira Guedes.

O Projeto Colaborativo “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil” foi lançado pelo Ministério da Saúde e hospitais de excelência. O plano, que será construído por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) em parceria com o Institute for Healthcare Improvement, tem como objetivo orientar os profissionais de saúde de 120 hospitais públicos quanto as melhores práticas para o cuidado da segurança do paciente nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS).

Natalie Andraschko explica que o HGG e os outros 119 hospitais serão supridos com técnicas e metodologias para implementar ou melhorar o desempenho na segurança do paciente. "As orientações serão para que a gente consiga promover um ambiente seguro. Será uma oportunidade de qualificar nossa gestão", disse.

A diretora de enfermagem ressaltou que a unidade já implementou e desenvolve a cultura de segurança, mas que essa ação é de extrema relevância para melhorar o conhecimento, gestão, assistência e segurança do paciente. "O HGG já está com vistas de receber a acreditação nível 3 da ONA, mas será uma grande oportunidade de aperfeiçoamento e fortalecimento dos processos de trabalho e da qualidade assistencial e segurança do paciente. Ficamos muito felizes com a seleção para participar deste projeto, porque hospitais de renome de todo o pais vão estar integrados. "

O projeto
O Projeto Colaborativo “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, terá duração de três anos nos 120 hospitais selecionados pelo Ministério da Saúde. Essas unidades serão divididas em grupos coordenados pelos seis Hospitais de Excelência, são eles: Hospital Alemão Osvaldo Cruz (SP); Hospital Beneficência Portuguesa (SP); Hospital do Coração (SP); Hospital Israelita Albert Einstein (SP); Hospital Sírio Libanês (SP) e o Hospital Moinhos de Vento (RS). O investimento total do projeto será de R$ 17 milhões em isenção fiscal.

A ação visa reduzir em 50% as infecções relacionadas à assistência à saúde no país, entre elas, infecção corrente sanguínea associada ao uso de Cateter Venoso Central (CVC); pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV); e a infecção do trato urinário (ITU). Com o novo projeto em execução pretende-se evitar cerca de 8.500 acidentes adversos seguidos de morte por ano nas UTIs dos hospitais participantes. A medida prevê também uma redução de R$ 1,2 bilhão de gastos com tempo de permanência do paciente nos leitos e com a utilização de insumos.

PROADI-SUS
O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), possibilita que as entidades de saúde de referência participem do desenvolvimento do SUS, transferindo tecnologias de gestão e de atenção úteis para serem adaptadas pela rede pública, além de desenvolverem pesquisas de interesse do sistema. Entre 2015 e 2017, estão em execução 132 projetos nos seis hospitais de excelência, Albert Einstein, Sírio-Libanês, Hospital do Coração, Oswaldo Cruz, Moinhos de Vento e Samaritano. Atualmente, há 10 projetos relacionados a segurança do paciente e qualidade de serviços por meio do PROADI-SUS.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS