21/12/2017 - Nutricionista alerta sobre os excessos alimentares de final de ano



Além de falar como a ceia de Natal pode ser saudável e saborosa ao mesmo tempo, profissional deu dicas de boas escolhas para compor o prato nas festas

Com a chegada das festas de final de ano, repletas de confraternizações e os encontros para as comemorações do Natal e Ano Novo, para a palestra semanal do Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, o tema escolhido foram os excessos alimentares e de álcool, hábito comum durante essas festividades.

Ministrada pela residente de nutrição, Gracielle Santos, ela deu dicas para uma ceia de Natal saudável, sem excessos e arrependimentos depois. “Muitos de nós acabam ganhando peso, uns quilos a mais pelo exagero de comidas gordurosas e de bebidas alcoólicas. Mas há como termos uma ceia equilibrada que seja saudável e saborosa”.

Entre as sugestões da profissional, a escolha de carnes brancas que sejam assadas, grelhadas ou cozidas, evitando frituras e cortes gordurosos, optar por apenas um carboidrato no prato, abusar de frutas e verduras que, além de menos calóricas, são mais protetoras. E sobre o consumo de álcool, a recomendação é tomar dois copos d’água para cada copo de bebida.

Foi entregue ainda ao pacientes que assistiam à palestra duas receitas para a preparação assada da rabanada, prato típico do Natal e originalmente frita, e de um ponche não alcoólico. A palestra teve o apoio da chefe do Serviço de Nutrição, Valéria Souza, que ressaltou aos presentes que “nós somos aquilo que comemos”, referindo-se a problemas de saúde como colesterol, pressão alta e gota, entre outros.

Paciente do Programa de Controle e Cirurgia da Obesidade (PCCO), Feliza Araújo Cavalcante, de 46 anos, gostou da palestra e garante que o conteúdo a ajudará na composição do feitio da sua ceia. “Achei muito interessante e vai mudar minha ceia de Natal, será totalmente diferente, pelo menos para mim vai ser. Vou fazer lá em casa a rabanada assada”, contou Feliza, que se prepara para realizar a cirurgia bariátrica em junho, enquanto guardava na bolsa a receita.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS