SIPAT 2017 tem a participação de 463 colaboradores



Atividades de ginástica laboral, massagem, palestra sobre higienização das mãos e oficina de arte envolveram colaboradores de todos os setores do HGG

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG) realizaram, de 11 a 15 de dezembro, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). Na programação, atividades de ginástica laboral, quick massagem, palestra sobre higienização das mãos e oficina de arte envolveram todos os setores da unidade, contemplando a participação de 463 colaboradores.

No dia 12, a Oficina de Artes contou com artistas inusitados. Em vez dos pacientes descerem dos leitos e pintarem na atividade, foram os colaboradores que assumiram os pinceis e abusaram da criatividade. Carlos Eduardo de Jesus, técnico de enfermagem do Núcleo de Cuidados Paliativos do HGG, que havia pintado pela primeira vez em uma ação semelhante, aprovou a atividade por vários aspectos e elogiou a iniciativa. “Foi ótima a oficina, pois foi uma oportunidade da gente interagir com o pessoal e de sairmos da rotina que é sempre focada no trabalho. É gratificante ver que a organização se preocupou com o nosso bem-estar”, considerou, ao finalizar seu quadro, em que pintou uma cena abstrata.

Já a analista de Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Stival, passou por sessão de quick massagem, que consiste em uma técnica realizada em uma cadeira especial, onde a pessoa fica em uma posição confortável e relaxante, a fim de proporcionar alívio de dores musculares das regiões cervical, dorsal, lombar e membros superiores. “A massagem foi uma renovação das energias para o dia de trabalho. Achei a ação excepcional, pois além de trazer o bem-estar, mostrou a preocupação da instituição com os seus colaboradores”, avaliou Eliane.

Com o tema ‘Qualidade de vida no trabalho, estar bem para trabalhar bem!’, a SIPAT 2017 teve o intuito de englobar ações para qualidade de vida física e mental do colaborador, explicou o gerente do SESMT, Wilmar Felipe Manzi Neto. “Elaboramos atividades considerando o bem-estar físico e psicológico dos nossos integrantes, que estimulassem o relaxamento muscular e a diminuição do estresse, por meio das sessões de massagem e de ginástica laboral, que ocorreram diariamente ao longo da semana da SIPAT”, comentou.

Outro assunto lembrado na SIPAT 2017 foi a importância da higienização das mãos no ambiente hospitalar, ação reconhecida mundialmente como uma medida importante no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. Por esse motivo, tem sido considerada como um dos pilares da prevenção e do controle de infecções nos serviços de saúde. O objetivo foi estimular e incentivar os profissionais do HGG a nunca se esquecerem do assunto e sobre a importância da higienização correta e constante no ambiente hospitalar para a não propagação de doenças.

As ações da SIPAT 2017 estão contempladas no Programa de Qualidade de Vida (PQV) do trabalhador, que continuará com atividades por todos os meses em 2018, direcionadas a gestantes, colaboradores com sobrepeso, hipertensos e com problemas cardíacos.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS