29/12/2017 - HGG recebe novas autoclaves e dobra capacidade de esterilização de materiais



Hospital recebeu ainda uma termodesinfetadora. Equipamentos entrarão em funcionamento na 2° quinzena de janeiro após a entrega da nova Central de Materiais e Esterilização

O Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG recebeu três novos aparelhos de autoclaves elétricas a vapor, cada uma com a capacidade de 500 litros. Atualmente, a unidade tem dois equipamentos, um de 500 litros movido à caldeira e outro elétrico de 265 litros, o que fará dobrar o volume de material esterilizado, otimizando tempo, explica a gerente da Central de Materiais e Esterilização (CME), Juliana Carvalho Duarte. "Como hoje em dia a autoclave de maior capacidade é movida à caldeira, não tínhamos autonomia por ela depender da caldeira, que funciona até 23h30, ficando só a menor à disposição. Agora elas poderão ter funcionamento 24 horas caso haja demanda e isso aumentará muito a capacidade e o tempo de entrega dos materiais".

Além das autoclaves o hospital recebeu ainda uma termodesinfetadora, que realiza a lavagem, o enxague, a desinfecção térmica e secagem automática de instrumentos e utensílios hospitalares e que atualmente eram feitos manualmente. "Este equipamento proporcionará maior controle do processo e uma desinfecção de alto nível sem a necessidade da utilização de produtos químicos", destacou Juliana.

A instalação das autoclaves ocorreu no último sábado, 23 de dezembro, por meio de um guindaste que içou os equipamentos até o 3° andar, onde está localizada a Central de Materiais e Esterilização, que está em reforma. A previsão é que na segunda quinzena de janeiro a CME seja entregue com a operação completa dos novos equipamentos. Juliana destaca que a nova Central trará como benefício a mudança do fluxo de manuseio dos instrumentos com perfeita adequação, além da adequação de guarda e distribuição dos mesmos. "Será instalado um sistema de rastreabilidade de todos os instrumentos cirúrgicos que evitará perdas e extravios".




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS