Campanha de Carnaval do Teleconsulta é marcada por palestras sobre prevenção e clima descontraído



Sexta-feira de pré-carnaval contou com palestra e concurso de fantasias entre colaboradores da Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta

A Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa) do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) promoveu uma programação focada na conscientização do uso de drogas na última sexta-feira, dia 9 de fevereiro. Na Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta, palestras da psicóloga do Grupo Executivo de Enfrentamento as Drogas (GEED), Cláudia Venturini, mostraram os impactos das substâncias psicoativas no organismo. O clima descontraído ficou por conta da criatividade dos colaboradores no concurso de fantasia e da decoração do contact center.

Na abertura, o presidente da Cipa, Eduardo Rodrigues, esclareceu que a escolha do tema foi mudar o foco abordado nesta época de folia, sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), para outro assunto que também merece atenção, o uso de drogas lícitas e ilícitas.

A psicóloga explicou que o uso de drogas, incluindo o álcool, o cigarro e as substâncias ilícitas, é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. E esclarece que o termo ‘droga’ deixou de ser usado, sendo classificadas como substâncias psicoativas. Entre essas substâncias, o álcool é a que mais mata no mundo todo, tanto através do vício, como indiretamente, pela violência e ao provocar acidentes de trânsito.

Segundo a profissional o acesso facilitado às bebidas alcoólicas e ambientes tolerantes ao seu consumo ajudam a compor um cenário favorável ao desenvolvimento da dependência. Principalmente, em rede de amigos que aprovam ou compartilham o consumo. E esclarece que o mecanismo da dependência se estabelece, biologicamente, porque a bebida alcoólica, como qualquer outra droga lícita e ilícita tem uma ação intensa sobre o núcleo de prazer do cérebro chamado sistema de recompensa.

Existe ainda outro fator importante que atrapalha a prevenção. A publicidade pesada em torno das bebidas alcoólicas que mostram um estilo de vida associado a homens e mulheres, com belos corpos bronzeados e saudáveis na praia, sempre festejando com a bebida, em comercias de TV. “Essa relação consumo e prevenção é muito desigual. Enquanto falo todas essas coisas pra pensarem e refletir, toda a mídia fala diferente”, conta à psicóloga.

Claudia esclarece ainda que não há uma quantidade exata de bebida considerada segura, uma vez que a reação ao álcool no organismo é bastante individualizada. O consenso entre os médicos é que uma relação saudável com o bebida se dá quando a frequência do consumo e a quantidade não cause prejuízos no trabalho, no cumprimento de obrigações, nas relações familiares e sociais, no desempenho físico, bem-estar, motivações e saúde do indivíduo. Mas, faz um alerta: mais de sete doses por semana já são consideradas uso abusivo de álcool. A quantidade de uísque é ainda menor, já que seu teor alcoólico é maior e mais alto em relação à cerveja e o vinho.

Após a palestra, houve ainda distribuição de preservativos e muita descontração com um desfile de fantasias. Além disso, todo o Teleconsulta foi decorado para receber os colaboradores. A agente de atendimento Igna Rayssa, foi a grande campeã do concurso, no turno da manhã e falou sobre a importância de promover ações de conscientização e lazer para os colaboradores. "A palestra de hoje, a respeito das drogas, agregou muito no meu conhecimento assim como dos meus colegas de trabalho. E foi um dia de descontração, em que pudemos vir fantasiados no carnaval”, destacou. Já no período da tarde, vestido de mulher com direito a peruca e maquiagem, foi a vez do colaborador Railson da Silva levar o prêmio.

O vice-presidente da Cipa, Caio Marcos, avalia que a atividade foi de grande importância para esclarecer sobre o assunto. "Quando o tema é drogas as pessoas geralmente associam apenas as drogas ilícitas, enquanto drogas lícitas como o álcool geram grandes problemas pela sua influência na sociedade”, destacou.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS