26/02/2018 - Equipe de Ginecologia do HGG realiza primeira cirurgia de endometriose profunda



Procedimento por meio de videolaparoscopia foi realizado em uma paciente de 40 anos e teve duração de 3h30

No dia 16 de fevereiro, a equipe de ginecologia do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG realizou a primeira cirurgia de endometriose profunda. Coordenada pelo ginecologista do HGG, Corival Castro, o procedimento por meio de videolaparoscopia, foi realizado em uma paciente de 40 anos, com endometriose pélvica e profunda que acometia o septo retovaginal. Com duração de cerca de três horas e meia, contou com a participação da ginecologista Pabline Almeida e das residentes Juliana Martins (R3) e Carolina Toda (R2), além de equipe de anestesia.

Sobre a cirurgia, Corival avalia que o procedimento correu bem, de acordo com o esperado, e representa um ganho significativo às pacientes que passam por ela. “Estas cirurgias têm um impacto social muito grande devido ao grande sofrimento dessas mulheres e à falta de centro especializado para o seu cuidado tanto na parte cirúrgica quanto na parte clínica com equipes multidisciplinares na rede pública”.

A cirurgia de endometriose deve ser realizada por equipe multidisciplinar para trabalhar em conjunto de forma a oferecer uma abordagem completa da doença. “A complexidade da cirurgia acompanha a complexidade da doença. Com o envolvimento de diferentes órgãos é necessário uma equipe multidisciplinar coordenada pelo ginecologista com o objetivo de realizar a cirurgia completa atuando em todos os órgãos que estejam acometidos como intestino, bexiga e outros”. A especialidade de ginecologia passou a ser oferecida no HGG no final de 2017, com a transferência de profissionais do Hospital Materno Infantil (HMI) e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), e atualmente há seis pacientes aguardando cirurgia.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS