26/02/2018 - Psiquiatra do HGG fala sobre alterações de comportamento na Doença de Alzheimer



Palestra falou sobre agitação, delírios e alucinações a cuidadores e familiares da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz)

O encontro mensal da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) Regional Goiás, que acontece no Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG contou na última quinta-feira, o dia 22 de fevereiro, com a presença do psiquiatra Leonardo da Silva Prestes, que apresentou palestra sobre as alterações de comportamento na Doença de Alzheimer, como agitação, delírios e alucinações.

Entre os principais destaques da apresentação, as causas das alterações de comportamento nos pacientes e como lidar com estas situações, como cuidar dos episódios de agressividade e dos problemas do contato com a realidade alterada.
O psiquiatra explicou as maiores dúvidas dos familiares e cuidadores referem-se a como agir no dia a dia com a perda de memória, como administrar as perguntas e a repetição de assuntos de forma tranquila e como será a evolução da doença, em quanto tempo o paciente estará completamente dependente. “Essas situações são as que causam maior preocupação e angústia nos cuidadores”, pontuou.

Ele ressaltou ainda que o verdadeiro segredo em cuidar de portadores de Alzheimer é a paciência. “Carinho e a gentileza têm efeitos fantásticos, inclusive nos casos de agitação, pois transmitem segurança e ajudam a unir cada vez mais o paciente e seu cuidador! É importante também nunca esquecer que por trás da doença existe uma pessoa com uma história de vida, cheia de vitórias e derrotas, de sentimentos, de amores e de saudades, de dores e de risos, que precisam e devem ser respeitados e reverenciados”, concluiu o psiquiatra.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS