02/03/2018 - Residentes médicos e multiprofissionais do HGG recebem títulos de especialistas



Solenidade de encerramento dos programas de residência foi realizada nesta terça-feira, 27 de fevereiro, no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA)

O Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, certificado como Hospital Ensino pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação (MEC), realizou na noite desta terça-feira, 27 de fevereiro, a formatura da equipe de residência médica e multiprofissional da unidade. Receberam os títulos de especialistas, 49 formandos ao total, sendo 41 médicos e 8 multiprofissionais. Estavam presentes os diretores do HGG, o superintendente executivo da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Deusdedith Vaz, a superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (SEST-SUS), Rafaela Veronese, e os preceptores da unidade.

Em seu discurso, o vice-coordenador da Residência Médica (Coreme), Fernando Gonçalves Lima, destacou a formação focada na humanização proporcionada pelo HGG aos residentes. Ponto também ressaltado pela coordenadora da Residência Multiprofissional (Coremu), Telma Noleto, que exaltou ainda a felicidade pela instituição ter sido escolhida pelos profissionais para a sua especialização. “Obrigada pelo conhecimento compartilhado durante esses anos. São experiências maravilhosas que vocês vão levar para toda a vida profissional de vocês”, destacou.

O coordenador de Ensino e Pesquisa do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização social responsável pela gestão do HGG, parabenizou os especialistas e afirmou que estamos vivendo a era da inteligência artificial na medicina, mas os médicos não podem perder a capacidade de humanização no atendimento. A diretora de Ensino e Pesquisa do HGG, Cáritas Marques Franco, desejou muito sucesso profissional, e que os profissionais levem os conhecimentos adquiridos na unidade para o dia a dia nos atendimentos. “Desejo ainda que vocês levem a vivência da oportunidade feliz de participar da escalada do HGG no sentido de se tornar um hospital de excelência e a atitude que vivenciaram nos programas de humanização da unidade. Além disso, gostaria ainda de fazer um pedido: que levem o HGG como uma referência física dos anos que vocês aqui estiveram, uma referência de conhecimento, mas que possam também ter na unidade uma referência afetiva.”

A superintendente do SEST-SUS, Rafaela Veronese, agradeceu o convite e disse que este era um momento muito feliz, pois o HGG fez parte de sua trajetória profissional durante dez anos. “Sabemos o nível de profissionais que estamos entregando para a sociedade e o quanto isso é importante para um país que precisa avançar e muito no cuidado integral à saúde, e a gente tem certeza que vocês também farão sua parte. Enquanto superintendente do SEST-SUS, me sinto orgulhosa de vocês. Parabéns!”. Deusdedith Vaz também parabenizou os especialistas e destacou a oportunidade da formação em uma unidade de saúde pública. “Vocês estão em um hospital 100% SUS, bancado com os impostos de cada um de vocês. Eu trabalhei no HGG em 2010 e a realidade era muito diferente. Por isso destaco o trabalho do Governo de Goiás e da diretoria da unidade, que se empenha para um hospital de tamanha qualidade”, afirmou.

Porta-voz da turma de médicos, Douglas Vinícius Silva, especialista em cirurgia-geral, fez um discurso de gratidão à família, aos mestres, direção e equipe multiprofissional. “Tivemos a honra de conviver com profissionais éticos que realmente se importam com as pessoas. Queria agradecer a tudo que esse hospital nos deu como residentes, como pessoas e desejar sucesso a todos os colegas. Parabéns a todos os que terminam a residência em 2018 no HGG!”

Representando a equipe multiprofissional, a enfermeira Isabella Silva Levindo lembrou a trajetória das residentes na unidade, durante o programa. “Nosso conhecimento e aprendizado são imensuráveis. Não conseguimos quantificar quanto nós crescemos como pessoas e profissionais nos últimos dois anos. Ao longo desse tempo, moldamos princípios que levaremos por toda a vida”, destacou. Ela exaltou ainda a importância da Residência Multiprofissional, ressaltando como esses profissionais são essenciais na construção de uma assistência em saúde de qualidade. “Juntos construímos um SUS mais forte, mais palpável e menos utópico. Como especialistas, temos a responsabilidade de nos dedicarmos ainda mais com afinco a um único objetivo: prestar assistência de qualidade e excelência a pacientes, familiares e comunidade.”

Neste ano, o HGG formou especialistas nas áreas de anestesiologia, cardiologia, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia geral, cirurgia plástica, cirurgia vascular, clínica médica, endocrinologia, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, gastroenterologia, nefrologia, neurocirurgia, neurofisiologia, neurologia e neurologia, nutrição, otorrinolaringologia, pneumologia, psicologia, psiquiatria, reumatologia e urologia.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS