HGG expõe fotos doadas por paciente que realiza missão humanitária no Senegal



Após conhecer o projeto Arte, missionário brasileiro que vive no país africano e esteve em tratamento no hospital, doou fotos que registram a vida, as dificuldades e a cordialidade do povo senegalês

Estreia nesta quinta-feira, 22 de março, no hall do piano exposição ‘Do Senegal para o HGG’. A mostra fotográfica foi produzida pelo missionário brasileiro Rubens Silva, que vive desde 1999 no Senegal, e internou-se no Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG no mês de janeiro deste ano, por um problema gástrico e de varizes no esôfago, em decorrência da várias malárias que já teve.

Na oportunidade, conheceu e encantou-se com o Projeto Arte no HGG e cedeu algumas fotos do seu acervo que fez ao longo dos anos e que registram a vida, as dificuldades, as alegrias e a cordialidade do povo senegalês.

No Senegal, Rubens contribui com a educação e a capacitação de mulheres e crianças. O lugar tem uma grande deficiência humanitária e é região de conflitos religiosos. “Sou apaixonado pelo povo senegalês e acredito que é o meu lugar para ajudar o próximo. Damos assistência a um local muito pobre que tem uma deficiência muito grande humanitária, de ensino e de saúde, e levamos também o evangelho. Nessa aldeia só tem Fulanis (grupo étnico africano) que são muçulmanos e eu sou o único branco e cristão”.

Senegal - O país da hospitalidade

O Brasil e os países africanos têm histórias muito parecidas. Foram colonizados por europeus, contam com vegetações e climas semelhantes e a atividade econômica primária (agropecuária, extrativismo mineral) como dominante até os dias atuais.

Mas sem dúvida, a escravidão foi o principal elemento de aproximação. A migração compulsória de pessoas de etnias negras africanas para o Brasil trouxe ao país cerca de 4 milhões de trabalhadores escravos.

O Senegal fica localizado no ocidente da África. Foi colonizada pelos franceses e se tornou independente em 1958. Conta com cerca de 15 milhões de habitantes e é conhecido como o país da hospitalidade.

Serviço:
Exposição fotográfica: Do Senegal para o HGG
Data: de 22 a 29 de março
Local: Hall do piano, 1º andar do Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS