Espetáculo ‘Master Class’ é atração da Plateia Social neste fim de semana



Projeto de inclusão cultural do Idtech mobilizou escolas, associações de idosos e entidades para assistir ao espetáculo “Master Class”, que acontece neste final de semana, no Teatro Sesi

O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) promove, neste final de semana, nos dias 23, 24 e 25 de março, mais uma edição da Plateia Social mobilizando escolas, associações e entidades para assistirem ao espetáculo “Mater Class”, que acontecerá no Teatro Sesi.
Serão beneficiados pela iniciativa a Escola Municipal Professora Maria Nosidia, o Colégio Estadual Jardim Balneário Meia Ponte, o Colégio Estadual Carlos Alberto de Deus, a Associação dos Idosos do Jardim Balneário Meia Ponte, a Turma da Canjica, a Colônia Santa Marta e a Cia de Teatro Senhoras do Cerrado.
De acordo com a gerente de Serviço Social do Idtech, Sandra Costa, o resultado da iniciativa tem sido surpreendente e contribuído para a participação de pessoas que nunca foram ao teatro. “O acesso à cultura se dá por meio de uma sociedade inclusiva. Nesta perspectiva o Idtech visa garantir ao público das instituições sociais o direito ao lazer ou entretenimento, contribuindo para o bem estar e a melhoria da qualidade de vida”, destacou.

O Espetáculo
A comédia-dramática ‘Master Class’, do autor norte americano Terrence McNally, é um dos mais aclamados espetáculos da Broadway. Depois de temporadas de sucesso em São Paulo (2015) e no Rio de Janeiro (2016), a atração tem seguido em turnê por 13 cidades do Brasil, através da Maestro Entretenimento.

O autor baseou o enredo do espetáculo nas lendárias séries de aulas magnas (master classes) proferidas pela diva maior da ópera mundial, Maria Callas, no início dos anos 70 na Juilliard School, famosa escola de música de Nova York. Considerada assim, uma das mais marcantes personalidades do século XX, Callas ganha vida na interpretação de uma das maiores atrizes do teatro, cinema e televisão brasileira, Christiane Torloni.

A cantora lírica norte-americana de ascendência grega é considerada a mais renomada e influente cantora de ópera do século XX e a maior soprano de todos os tempos. Apesar de também muito famosa pela sua conturbada vida pessoal, principalmente devido ao seu relacionamento com o bilionário grego Aristóteles Onassis, o seu legado mais duradouro deve-se ao impulso a um novo estilo de atuação nas produções de ópera, à raridade e distinção de seu tipo de voz e ao resgate de óperas há muito esquecidas do bel canto, estreladas por ela.

Na peça, Callas repreende os alunos, da mesma maneira enérgica com que os encoraja a seguir e perseguir seus sonhos. Durante esses encontros, também confronta os desapontamentos e dissabores de sua própria vida e de seu relacionamento com Onassis. Já a trilha sonora, apresenta trechos famosos de obras de três grandes compositores: Bellini, Puccini e Verdi, executados ao vivo pelos atores/cantores e acompanhados pelo ator/pianista. O espetáculo é dirigido pelo encenador brasileiro José Possi Neto, sob a direção musical do Maestro Fábio G. Oliveira, ambos à frente de um elenco formado por consagrados atores/cantores do atual cenário teatral brasileiro.

O Projeto
O projeto Plateia Social promove a inclusão de quem tem pouco ou nenhum acesso à cultura, levando milhares de pessoas ao teatro e outros espaços artísticos. Com o apoio das produtoras culturais, a iniciativa é uma união de esforços que busca a transformação social por meio da arte e que desde a sua criação, em 2012, já beneficiou mais de dez mil pessoas.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS