Atividades marcam celebração do Dia Mundial da Voz no HGG



Evento contou com café da manhã especial, exposição e palestra, na última segunda-feira, 16 de abril

A Gerência de Fonoaudiologia, em parceria com o Serviço Médico de Otorrinolaringologia, do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG promoveu ação de conscientização dos seus colaboradores e pacientes na última segunda-feira, 16 de abril, Dia Mundial da Voz. Diversas atividades foram realizadas ao longo do dia para conscientizar sobre sinais e sintomas que favorecem o diagnóstico precoce das doenças relacionadas ao uso inapropriado da voz, como exemplo, o câncer de laringe que, quando diagnosticado tardiamente, cursa com o agravo à saúde do indivíduo, podendo até mesmo levar à morte.

A programação começou às 7 horas, com café da manhã especial e entrega de maçãs para os colaboradores. Às 10 horas, a fonoaudióloga Mariela Vidal e a residente de Otorrinoloringologia, Blenda Avelino Soares, palestraram sobre a importância do cuidado com a voz no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA). Mariela explicou sobre os cuidados com a voz, como hidratação e alimentação saudável, evitar falar em ambientes ruidosos, e reduzir abusos vocais, como pigarrear, gritar e gargalhar exageradamente. "Se perceber alguma alteração na voz ou ficar rouco por mais de 15 dias, procure um médico", alertou.

A residente Blenda Avelino destacou também que problemas de voz podem estar relacionados a outros hábitos de vida, como tabagismo, ou doenças como refluxo. "Precisamos estar sempre atentos aos sinais e cuidarmos da nossa voz", destacou. A médica deu dicas de cuidado com a voz e ainda tirou dúvidas dos pacientes que aguardavam por consulta no ambulatório.

Os atendentes da Central de Atendimento do HGG também participaram da atividade. Às 11 horas, a tutora da Fonoaudiologia, Yleris de Cássia de Arruda Mourão, realizou atividades com a equipe, ensinando técnicas de aquecimento e desaquecimento vocal, e repassou dicas para o cuidado com a voz com a distribuição de panfletos. Uma exposição montada no hall do piano ressaltou o Dia Mundial da Voz e a importância dos hábitos saudáveis para a saúde da voz, trazendo dicas de alimentos que influenciam na saúde vocal, além de apresentar sintomas e ações que contribuem para o abuso vocal.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS