Em visita ao HGG, governador conversa com pacientes e recebe elogios ao Programa 3º Turno



Juntamente com o secretário de Estado de Saúde, Leonardo Vilela, e comitiva da SES, José Eliton percorreu ambulatório, conversou com pacientes em consulta e na entrada do centro cirúrgico

Na noite desta segunda-feira, 23 de abril, o governador José Eliton, juntamente com o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, visitaram o Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG para acompanhar o início das atividades do programa ‘Terceiro Turno da Saúde’, que abrirá vagas de consultas, exames e cirurgias entre as 19h e às 23h e aos sábados, nas unidades da rede estadual, entre elas o HGG.

Juntamente com comitiva da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e veículos de imprensa, o governador visitou o Ambulatório de Medicina Avançada (AMA), e pode conversar com pacientes, ouvindo elogios e agradecimentos sobre o programa. Já no primeiro dia, foram realizadas 68 consultas nas especialidades de cirurgia plástica, vascular, ortopedia, cirurgia geral, cardiologia e proctologia.

Em seguida, a equipe subiu até o centro cirúrgico, onde, no momento, sete pacientes já estavam em cirurgia. O oitavo paciente a ser operado, que ainda aguardava a entrada no centro cirúrgico para realizar uma reconstrução do ligamento de joelho, foi o açougueiro Vicente Barbosa Neto. Ele esperava há cerca de dois anos e meio pelo procedimento e conversou o governador. “Estou muito feliz, espero logo sair daqui e poder para Trindade a pé pagar promessa, e depois vou jogar bola". José Eliton, também esteve com paciente Francisco Luciano, de 72 anos, que fará nesta terça-feira (24) cirurgia de hérnia complexa.

O governador ressaltou que a realização das cirurgias eletivas é uma atribuição dos municípios, mas o Governo de Goiás, diante de uma fila de espera de mais de 23 mil pacientes, em Goiânia, está assumindo parte da responsabilidade para garantir o atendimento aos cidadãos. A estimativa é que sejam realizados mais de em 142 mil procedimentos entre consultas, exames e cirurgias. "Isso só é possível porque temos uma rede de excelentes hospitais. Até o final do ano, a expectativa é zerar a demanda por essas cirurgias, e depois organizar o fluxo normal para que não sejam formadas novas filas", explicou José Eliton.

Leonardo Vilela falou que a partir de 30 de abril, o atendimento será estendido para as demais unidades de saúde do Estado, com exceção do Hugo e Hugol, que são de urgência e emergência, e ressaltou que este atendimento no novo turno não prejudica em nada a rotina dos hospitais. “Os procedimentos continuam normais, o que nós estamos fazendo é aumentando a quantidade de consultas, exames e cirurgias. A nossa expectativa é chegar ao final do ano com mais 7 mil cirurgias realizadas, além das de rotina e um adicional de cerca de 90 mil exames e mais de 40 mil consultas.

A dona de casa Marcilene Rocha de Araújo, 45 anos, desejava muito realizar cirurgia de reconstrução de mama desde a perda de peso após uma cirurgia bariátrica realizada há 6 anos atrás. Ela já havia feito abdominoplastia também no HGG e agora comemora a sua última cirurgia reparadora após quase cinco anos de espera. “Estou muito contente, o resultado é muito bom. Estou sem dor e bem tranquila e ansiosa para ir pra casa”, afirma Marcilene que esteve entre os primeiros paciente operados no 3º turno, no dia 23 de abril.

Já Tatyane Candido Cardoso, se disse impressionada com a rapidez que pode realizar sua cirurgia, já que iniciou o atendimento no HGG em janeiro de 2018 e foi operada da vesícula no primeiro dia do programa 3º turno. “Estou me sentindo bem, a cirurgia foi ótima e estou muito satisfeita, pois aqui tudo é muito bom, limpeza, organização e atendimento, do Ambulatório ao médico que me atendeu”. A dona de casa Fátima Pereira Cardoso, de 54 anos, ganhou alta na manhã seguinte à sua cirurgia de reconstrução de mama, que aguardou cerca de 5 anos. “To contente demais. Valeu a pena esperar pela cirurgia. Gostei muito do atendimento, mas graças a Deus ganhei alta e estou indo para minha casa”.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS