Combate a hipertensão é tema destaque em palestra do AMA



Em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão, palestra levou mais informações sobre o tema para pacientes que aguardavam por consultas

Nesta quarta-feira, 25 de abril, o residente de cardiologia do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, Gustavo Henrique Bregagnollo, ministrou a palestra “Combate a Hipertensão” no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) da unidade, em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, comemorado em 26 de abril.

A hipertensão é definida quando a pressão arterial é igual ou superior a 14/9 e considerado um sinal de alerta quando igual ou superior a 18/12. Em geral, a pressão arterial elevada não apresenta sintomas e há longo tempo, quando não tratada, pode causar complicações graves como infarto, derrame cerebral ou AVC, problemas renais e de retina. Existem ainda fatores de risco como a obesidade, diabetes e tabagismo que podem desencadear a doença, alerta o profissional.

Segundo Gustavo, a hipertensão, usualmente chamada de pressão alta, pode afetar desde crianças a idosos, e nos últimos dados sobre a Hipertensão no Brasil, 30% dos adultos e 60% de idosos são acometidos pela doença. “Geralmente a pressão alta é idiopática, ou seja, não tem uma causa. Porém, existe hipertensões secundárias, causadas por problemas de rins ou tireoide podendo fazer com que a pressão aumente em consequência”, destaca.

Quanto ao diagnóstico, é preciso uma investigação para descartar fatores externos, como o estresse, a prática de algum tipo de exercício físico ou dores que possam ter elevado a pressão arterial, no momento anterior a consulta. Assim, excluindo causas secundárias e diagnosticada a doença, o paciente segue em tratamento durante toda a vida para controlar a pressão e evitar possíveis complicações. O assunto gerou várias perguntas pelo público que assistia à palestra, entre elas sobre a relação da hipertensão com os problemas renais, abuso sal na alimentação e a importância das atividades físicas.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS