26/04/2018 - Unidade Coletora de Sangue do HGG começa a funcionar na próxima quarta-feira



Equipe passa por treinamento para otimizar fluxo de atendimento e corrigir possíveis falhas

A Unidade Coletora de Sangue do Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG entra em funcionamento na próxima quarta-feira, 2 de maio. O local, que foi inaugurado no dia 28 de março pelo governador José Éliton e pelo secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, é um braço da Hemorrede e tem a expectativa de aumentar a captação de sangue entre familiares e visitantes dos pacientes internados.

Para otimizar o fluxo de atendimento e corrigir possíveis falhas, entre quarta-feira (25) e sexta-feira (27), algumas coletas já estão sendo feitas na unidade a partir da doação de colaboradores do HGG voluntários. O técnico em Segurança do Trabalho do Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), Alessandro Oliveira Cunha, foi o primeiro colaborador a fazer a doação de sangue e aprovou a instalação da unidade coletora dentro do hospital. "Sou um doador regular e sempre tinha que ir ao Hemocentro. Agora temos um espaço adequado aqui para fazermos a nossa parte. Facilitou muito para contribuirmos mais", ressaltou.

Edmar Caetano Ferreira é auxiliar de serviços gerais e participou deste treinamento. "Sempre doo sangue, e pra mim melhorou muito. Posso ajudar ainda mais pessoas com a doação no meu local de trabalho", disse.

A unidade
O início das atividades da Unidade Coletora de Sangue e das novas dependências da Agência Transfusional permitirá que o HGG aumente a captação de doações de sangue, necessária por causa da grande demanda para a realização de cirurgias eletivas e de emergência. “Com isso, aumenta a segurança dos pacientes que passarão por cirurgias na unidade”, afirma o secretário de Estado da Saúde Leonardo Vilela.

O espaço, que conta salas de triagem, coleta e local para lanches dos doadores e sala de recuperação, além de área técnica com laboratório de análise, será um braço da Hemorrede e proporcionará comodidade e agilidade aos familiares acompanhantes ou que estiverem visitando um paciente e desejarem doar, podendo realizar o ato no próprio hospital. O HGG recebe um grande fluxo de pacientes de interior que têm sua possibilidade de locomoção reduzida, o que também facilitará a concretização da intenção de doação. A Unidade Coletora de Sangue está localizada no jardim externo, em frente à portaria da avenida Anhanguera.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS