Campanha Abril pela segurança do paciente



Ações tiveram como objetivo reforçar as seis metas internacionais da segurança do paciente e reforçar o forte papel da comunicação como forma de segurança


Neste mês de abril, o Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, promoveu a campanha “Abril pela segurança do paciente”. A programação, que teve início no dia 25, contou com o “Qualito Pergunta”, um quiz promovido pelo Escritório da Qualidade, durante três turnos, com o intuito de reforçar as seis metas internacionais de segurança do paciente que prosseguiu até o dia 27, com uma palestra de encerramento ministrada pela gerente de Educação Continuada, Fabrícia Cândida, que esclareceu sobre a importância da comunicação efetiva na construção da cultura de segurança do paciente.

As seis metas internacionais de segurança do paciente vão desde a identificação correta do paciente, até a comunicação efetiva, incluindo os medicamentos de alta vigilância, cirurgia segura e a redução de infecções e quedas. Metas que tem como objetivo melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde, promover a segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos, reforçando a higienização das mãos no ambiente hospital e reduzindo os riscos de quedas e úlceras por pressão.

A enfermeira do Núcleo de Segurança do Trabalho, Bárbara Oliveira Guedes, destacou a relevância das atividades promovidas na Campanha, entre elas o “Qualito Pergunta”, que contou com a participação de 240 colaboradores, dos mais variados setores, onde 200 foram premiados com uma caneta em alusão a campanha, como brinde e incentivo à participação. “A atividade é importante, pois é uma forma de envolver todos os colaboradores, relembrando não só a segurança em prol do paciente, mas também do colaborador. É uma forma de avaliar como está o conhecimento sobre o tema, relembrando formas de fazer notificações e reforçar as metas. Além disso, a palestra de encerramento, promovida pela Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP), polo Goiás, está passando por todos os hospitais do Estado, como forma de uniformizar a comunicação dentro do ambiente hospitalar.”

A gerente de Educação Continuada, Fabrícia Cândida, ressaltou que é através da melhoria na comunicação que todos os processos são esclarecidos e que o intuito da palestra foi transmitir técnicas e ferramentas que vão auxiliar na comunicação, através de métodos e estudos de casos, de forma que os profissionais consigam trabalhar isso em prática, em suas atividades diárias. “Quanto mais os nossos processos são organizados, mais a nossa comunicação tem que ser eficaz e eficiente. Na palestra abordamos o método Sbar, que trabalha a situação, histórico, avaliação e recomendação do método em passagem de plantão, evitando erros de comunicação. O Sbar é ainda um mecanismo fácil de lembrar, que pode ser usado para nortear conversas especialmente críticas que exigem uma mediação e atenção à saúde. Outro ponto abordado, foi o envolvimento do paciente na sua segurança, capacitando o no seu dia a dia e fazendo com que ele colabore com a sua própria segurança. Assim, com cada um fazendo sua parte, todos ficam seguros”, destacou a profissional.



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