09/05/2018 - Pacientes do HGG são orientados sobre a prevenção de acidentes domésticos



O engenheiro de segurança do trabalho, Wilmar Felipe esclareceu sobre o tema, orientando pacientes a como evitar que acidentes graves ocorram

Nesta quarta-feira, 02 de maio, o engenheiro de segurança do trabalho do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, Wilmar Felipe Manzi Neto, ministrou a palestra “Como evitar acidentes domésticos” no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) da unidade, para pacientes que aguardavam por consultas. A palestra teve como objetivo esclarecer sobre acidentes domésticos mais recorrentes, seguido por orientações do profissional para a prevenção.

Os acidentes domésticos são muito comuns e estão presentes diariamente nas residências. Por isso, é necessário cuidado com objetos e situações que representem riscos e possam provocar acidentes dentro de casa, sobretudo com a presença de crianças e idosos. Entre os mais comuns estão o risco de envenenamento, acidentes elétricos, queimaduras e quedas.

O envenenamento ou ainda intoxicação, ocorre principalmente pelo fato de embalagens de medicamentos e produtos de limpeza chamarem atenção de crianças, alerta o profissional. A recomendação é manter estes produtos em locais mais altos e sem acesso aos menores. Quanto aos riscos elétricos, é recomendado proteger tomadas e partes elétricas, não deixando objetos eletrônicos ao alcance de crianças, evitar o uso de benjamim (T), não deixar fios desencapados e se atentar à vigilância de menores próximos a estes locais da casa.

No caso de queimaduras, é importante manter as crianças longe do fogão e inflamáveis, cabos de panela devem sempre estar virados para dentro do fogão e deve ser feita a utilização de luvas ou pegadores ao manusear artigos quentes. Já no caso de quedas, a atenção e cuidado são os maiores aliados para evitar que esse tipo de acidente aconteça. A indicação é não deixar objetos sobre locais que possuem risco, atenção ao passar por tapetes e ao utilizar escadas e rampas. Wilmar destacou ainda, que em casos de emergência, é importante recorrer aos bombeiros pelo telefone 193.

Segundo o engenheiro, os acidentes domésticos ocorrem com bastante frequência e a prevenção é a melhor forma de evitar a ocorrência destes acidentes. “Todos nós conhecemos alguém que já sofreu algum tipo de acidente doméstico, seja uma queda, choque elétrico ou queimadura. Estes acidentes são grandes causadores de lesões, que, posteriormente, necessitam de tratamento médico e são encaminhados para realização de procedimentos, inclusive cirúrgicos, aqui no HGG, conforme relatos recebidos dos próprios pacientes no momento da internação”, destacou.

Dona Marly Pereira de Sousa, de 59 anos, aguardava por consulta e contou que já participou de palestras ministradas pelas assistentes sociais do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), para a comunidade de moradores do Jardim Cerrado 7, quando recebeu orientações semelhantes sobre o assunto e destacou que é de grande importância para toda a comunidade. “Temos que ter esse cuidado, por exemplo, com o manuseio da panela de pressão que pode explodir. Por isso é muito importante e fundamental alertar sobre estes acidentes. Muitas dessas situações podem ser evitadas!”, considerou.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS