Alegria e emoção marcam solenidade de certificação ONA 3 do HGG



Evento, que contou com a presença do governador José Eliton, lançou ainda cirurgia metabólica e assinou ordem de serviço para implantação do Centro Estadual de Atenção aos Portadores de Diabetes (CEAPD)

A solenidade de entrega do Certificado ONA 3 ao Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), realizada nesta quinta-feira, 10 de maio, no auditório Luiz Rassi, foi um marco para a saúde pública em Goiás, afirmou o governador José Eliton. Apenas 11 hospitais em todo país tem este Selo de Excelência que representa segurança ao paciente e qualidade total do atendimento. O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Henrique Santillo (CRER) já possui este título, e agora, o HGG é o 12º a alcançar posição de destaque entre os melhores hospitais do país.

O certificado foi entregue pela diretora do Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (IBES), Vanice Costa, que ressaltou o merecimento do HGG em receber o ONA 3. “É um prazer estar aqui mais uma vez porque eu sempre fico muito orgulhosa do HGG”, disse antes da entrega. Já o secretário de Saúde, Leonardo Vilela, destacou que Goiás tem hoje destaque no País no quesito saúde e as unidades estaduais são um exemplo. “Os hospitais acreditados de Goiás são 100% SUS, gratuitos, atendendo o cidadão com dignidade. A partir da acreditação do HGG e do Crer, os hospitais privados têm buscado se aperfeiçoar para a acreditação ONA e isso é uma satisfação muito grande para nós”, afirmou o secretário.

A conquista do título ONA 3 foi muito comemorada por médicos, enfermeiros, servidores e autoridades da saúde presentes no auditório. "São seis anos de incansável trabalho para levar o hospital a este patamar. A ousadia do governo de Goiás ao promover uma gestão compartilhada mostra resultados em humanização, técnica, qualidade e em segurança ao paciente", pontuou o diretor de Ensino e Pesquisa do Instituto de Desenvolvimento Social e Humano (Idtech), gestora do HGG, Marcelo Rabahi.

Na ocasião, foi lançado o Serviço de Cirurgia Metabólica para o tratamento do diabetes tipo 2, com as primeiras cirurgias já programadas. Serviço inédito no país, a cirurgia tem o objetivo de devolver saúde e qualidade de vida a portadores da doença, já que o procedimento tem a intenção de promover a remissão total da doença, com a suspensão do uso das medicações, inclusive da insulina, explicou o cirurgião geral, Paulo Reis. “O HGG é pioneiro no Brasil em fornecer a pacientes do SUS, a cirurgia metabólica para tratamento do Diabetes Tipo 2”.

O governador José Eliton destacou que o pioneirismo, a vanguarda e a coragem para avançar são marcas que notabilizaram a gestão atual na saúde. “Amanhã estaremos realizando a primeira cirurgia metabólica gratuita pelo SUS para qualquer brasileiro e goiano, e é um momento que nos orgulha e deve ser registrado e celebrado”, afirmou o governador.

Na solenidade, que contou com a presença de diversas autoridades estaduais e municipais, foi ainda assinada a ordem de serviço para implantação do Centro Estadual de Atenção aos Portadores de Diabetes (CEAPD), outro serviço inédito no país. Entre as presenças, destaque para a dos deputados estaduais Hélio de Souza e Mané de Oliveira, do ex-vereador Thiago Albernaz, dos vereadores Priscilla Tejota, Eduardo Prado e Jorge Kajuru, idealizador do projeto CEAPD. “Me impressionei com a agilidade, acredito, inclusive, que a obra será entregue antes do combinado. Tudo que o governador (José Eliton) combinou, foi cumprido. Hoje estou agradecidíssimo!”, declarou Kajuru emocionado, durante discurso a convite do governador, onde exaltou a superação de diferenças políticas em favor de um bem maior.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS