Abertura de exposição e premiação a profissionais marcam início da Semana de Enfermagem do HGG



Evento foi realizado nesta terça-feira, 15 de maio, no auditório Dr. Luiz Rassi. Programação segue até quinta-feira, 17

O Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG abriu oficialmente, nesta terça-feira, 15 de maio, a XIX Semana de Enfermagem da unidade hospitalar. O evento, realizado em comemoração ao Dia do Enfermeiro e do Profissional de Enfermagem, tem como tema neste ano "A Excelência sem perder a Essência: Desafios da Enfermagem", com foco no colaborador da área.

A diretora de Ensino e Pesquisa do HGG, Cáritas Franco, destacou que, em seu início, a enfermagem era uma profissão essencialmente feminina, o que significou a inserção da mulher no mercado de trabalho da área da saúde. "Posteriormente os homens entraram na enfermagem, mas a essência feminina ficou, que é o cuidar do paciente. E agora, a palavra de ordem na saúde é a excelência, que se tornou mais um atributo e preocupação do profissional de enfermagem", disse.

A diretora de Enfermagem, Natalie Alves, ressaltou que são quase 600 profissionais de enfermagem no HGG, o que corresponde a cerca de 50% do total de colaboradores. Ela exaltou ainda o amor e o carinho que são evidentes no cuidado do paciente. "Escolhemos a enfermagem por um propósito e toda a assistência prestada aqui é feita com cuidado e dedicação. Nossa equipe avançou muito, temos participação na equipe multidisciplinar de forma igualitária. A enfermagem é peça essencial para a excelência na forma de cuidar", reforçou.


Exposição
Em comemoração à Semana de Enfermagem, foi aberta a exposição ‘Toda beleza e a força da cor’, do artista plástico goiano Selvo Afonso. A mostra conta com cerca de 20 telas do artista que, em 40 anos de carreira, tem se dedicado a valorizar, dignificar e difundir a beleza, história e a cultura do povo negro.

Durante a abertura do evento, Selvo afirmou que artistas e enfermeiros têm em comum a sensibilidade e que, por isso, se sentiu muito honrado em ser convidado para homenagear os profissionais de enfermagem com a exposição. Entre as telas, está o quadro de uma enfermeira negra, pintado especialmente para o HGG. "Cada figura aqui da exposição foi pintada com muito carinho, além de pesquisa de imagem sobre a cultura africana e brasileira. O racismo, o preconceito, pra mim, é a coisa mais idiota do mundo e eu tento mostrar isso através do meu trabalho", pontuou.

Selvo fez a doação do quadro da enfermeira negra para ser sorteado entre os profissionais ao fim do evento, além de doar outra obra da exposição para o acervo do hospital. "É uma singela homenagem aos profissionais. Fico feliz que tenham gostado", encerrou.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS