18/05/2018 - Experiência sobre autoconhecimento marca o encerramento da XIX Semana de Enfermagem do HGG



Coordenada pela geriatra Ana Maria Porto Carvas e pelo psicólogo Dimilson Vasconcelos Bezerra, experiência emocionou os profissionais na tarde desta quinta-feira, 17 de maio, no encerramento do evento

O Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG realizou nesta quinta-feira, 17 de maio, o encerramento da XIX Semana de Enfermagem da unidade. Na ocasião, os profissionais passaram por uma experiência sobre autoconhecimento. Coordenada pela geriatra Ana Maria Porto Carvas e pelo psicólogo Dimilson Vasconcelos Bezerra, a atividade que levou o tema ‘Autoconhecimento: Vivência Prática, um olhar para si mesmo’, emocionou a plateia. Vestidos com capas pretas que simbolizavam as perdas que acontecem durante a vida, Ana Maria e Dimilson convidaram os profissionais para refletirem.
De acordo com Ana Maria, o objetivo foi proporcionar aos participantes uma reflexão sobre a própria vida, sobre os valores, sobre os sonhos. “No decorrer da nossa vida, nós poderíamos fazer um monte de coisas mas vamos deixando sempre para depois, depois e depois. A capa preta sinalizou as perdas, a morte de sonhos. E a morte faz isso com as pessoas, ela chega e nós não nos preparamos, mas ela é real, ela acontece e faz parte da vida”, explicou. A técnica de enfermagem do Apoio em Diagnóstico, Eliete Aparecida dos Santos, ficou muito emocionada. “Foi um tema muito bonito de ser tratado, porque acontece isso mesmo, nós temos de valorizar o hoje e a nossa família, antes que seja tarde”.
Além disso, foram realizados sorteios de brindes para os colaboradores participantes da Semana, incluindo o quadro doado pelo artista plástico Selvo Afonso. A técnica de enfermagem da clínica cirúrgica Patrícia Alves de Sousa Faria foi a grande vencedora.

Palestras
Com o tema "A Excelência sem perder a Essência: Desafios da Enfermagem", a XIX Semana de Enfermagem ofereceu uma diversidade de palestras. A fonoaudióloga Ýleris de Cássia de Arruda Mourão abordou sobre ‘Técnicas de Comunicação e Feeback Efetivo’. A mastercoach Stella Maris da Silva ministrou a palestra ‘A Excelência sem perder a Essência: Desafios da Enfermagem’, e agradeceu o convite. “É sempre muito prazeroso trabalhar este conteúdo. Foi perceptível o tamanho do potencial daquele grupo e a energia positiva que nos integrou. Fico muito feliz em sentir que estou contribuindo de alguma forma”, disse.

Exposição Científica
Os profissionais do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG desenvolveram trabalhos científicos que foram transformados em banners e ficaram expostos na recepção central da unidade. Os melhores foram premiados nesta quinta-feira, 17 de maio, durante o encerramento da XIX Semana de Enfermagem. O trabalho vencedor abordou sobre o tema “O papel educador do enfermeiro na melhoria da qualidade de vida do paciente com doença renal crônica em hemodiálise – Plano de ação”, das autoras, Brianne Carla Filgueira Lelis e Monica de Sousa Silva. Em segundo lugar, ficou o trabalho da Wagna Teixeira Barbosa, com o tema “Slow Nursing: uma nova abordagem para enfermagem”.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS