23/05/2018 - Coordenadora do NAPP do HGG participa de audiência pública sobre cuidados paliativos



Proposta pelo deputado Hélio de Sousa (PSDB), evento aconteceu nesta segunda-feira, 21 de maio, na Assembleia Legislativa de Goiás


A geriatra e coordenadora do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo (NAPP) do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, Ana Maria Porto Carvas, participou nesta segunda-feira, 21 de maio, de audiência pública sobre o tema. Proposta pelo deputado estadual Hélio de Sousa (PSDB), o evento aconteceu na Assembleia Legislativa de Goiás e contou ainda com a participação de profissionais que atuam na área de cuidados paliativos de outros hospitais, além de políticos.

O deputado Hélio de Sousa (PSDB), que atua como médico há 44 anos, relatou que conseguiu compreender a importância dos cuidados paliativos, após ser apresentado à geriatra e coordenadora do NAPP, Ana Maria. Ela foi a pessoa que articulou e desenvolveu o texto do projeto de lei que hoje guia a Política Estadual de Cuidados Paliativos.

De acordo com o parlamentar, os cuidados paliativos previnem e aliviam sofrimento físico, psicológico, social e espiritual associado a doenças graves ou incuráveis. Discuti-los seria importante então para estimular a continuidade da atuação dos profissionais e para provocar o Estado a cada vez dedicar mais atenção ao tema.

Ana Maria explica que o trabalho de conscientização das pessoas faz com que cada vez o Poder Público defina políticas que cuidem do ser humano de forma integral. “Essas ações são importantes para que possamos dar o pontapé inicial para falar sobre a necessidade de políticas públicas na área de cuidados paliativos para que a gente possa, de alguma forma, devolver a dignidade e dar assistência ao cuidado com o ser humano”.

Além do deputado Hélio de Sousa, compuseram a Mesa dos Trabalhos os seguintes profissionais, que atuam na área de cuidados paliativos: representante da Academia Nacional de Cuidados Paliativos, Dra. Érika Pereira; representante do Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), Dra. Ana Maria Porto; representante do Hospital Araújo Jorge (ACCG), Dr. Antônio Teles; presidente da Comissão de Cuidados Paliativos do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santilo (Crer-GO), Dr. Fernando de Paula; e representante do SAD de Aparecida de Goiânia, psicóloga Patrícia Rigoni.

Com informações do site da Assembleia Legislativa de Goiás.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS