23/05/2018 - Fisioterapia respiratória é tema de palestra no AMA



Palestra teve como objetivo levar mais informações e esclarecimentos sobre a área de atuação dos fisioterapeutas aos pacientes que aguardavam por consultas


Nesta última quarta-feira, 16 de maio, a fisioterapeuta do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, Geovana Cristina Batista Pacheco, juntamente com a residente da especialidade Amanda Campos, ministrou palestra com o tema "Adequação respiratória, da prevenção à reabilitação" para os pacientes que aguardavam por consultas no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) da unidade.

A palestra teve como objetivo esclarecer sobre a fisioterapia respiratória e a importância da respiração de maneira adequada. A especialidade consiste em um conjunto de exercícios realizados com o objetivo de prevenir e recuperar disfunções referentes ao processo de respiração, promovendo a melhora da capacidade pulmonar e da função respiratória.

Segundo a profissional, muitas pessoas reconhecem a especialidade apenas pelo tratamento de distúrbios ortopédicos e a área abrange também complicações respiratórias, que, muitas vezes, são prevenidas a partir da atuação dos fisioterapeutas.

"Um exemplo são em casos de pré-operatório e pós-operatório, em que o paciente, através da fisioterapia respiratória, melhora a função pulmonar para a realização de um procedimento cirúrgico. E no pós-operatório, atuamos para prevenir complicações como embolia pulmonar e atelectasia que atrapalham na ventilação e oxigenação dos pulmões", destacou a fisioterapeuta.

A fisioterapia respiratória visa assim melhorar a dinâmica respiratória e distribuição do ar pelos pulmões, além de remover secreções brônquicas, que resultam na melhora da função pulmonar do paciente. E são aplicadas desde técnicas manuais, como também o uso de aparelhos que ajudam no tratamento fisioterapêutico.




Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS