Oficina de Arte como um caminho para o bem-estar



Sob a orientação do artista plástico voluntário Alexandre Liah, atividade promove o bem-estar dos pacientes e conduz a melhoras significativas no tratamento de saúde

Nesta última terça-feira, 22 de maio, os pacientes e acompanhantes do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG participaram da oficina de arte ministrada pelo professor da Escola de Artes Visuais (EAV), Alexandre Liah. A atividade acontece quinzenalmente no Jardim da Solistência e faz parte do programa de humanização da unidade.

Sabemos que enfrentar um problema de saúde envolve, muitas vezes, mais do que sintomas físicos, muitos perdem a confiança, a auto-estima e a capacidade de realizar atividades diárias. Assim, a oficina de arte é uma grande aliada no tratamento de saúde e age diretamente no processo de cura, ao demostrar aos pacientes o quanto são capazes de transportar seus sentimentos e sonhos para as telas.

É através da atividade que eles se sentem envolvidos com a vida e conseguem aproveitar o momento para enxergar as pequenas belezas do dia-a-dia. Com a mudança do foco para longe da dor e de pensamentos negativos, a pintura conduz a sensação de bem-estar e promove a diminuição do estresse e da ansiedade.

Foi o caso de Davi Moraes da Luz, de 28 anos, que estava internado há oito dias no HGG com problemas nos pulmões e recebeu alta logo após a oficina. "Amei participar da atividade. Fiquei pensando e desenhando, rabiscando quando minha mãe perguntou o que é isso?, e eu disse que estava imaginando a tela que iria pintar hoje. É um alívio, uma forma de pensar em outras coisas."

Bruno Freitas, de 26 anos, está internado para acompanhamento após um transplante de rins e conta que gostou de participar da oficina, principalmente pelo o contato com o jardim, onde acontece a atividade. "Quando estamos ansiosos para ir embora o tempo demora a passar, e a oficina é bom para distrair e o jardim é uma delícia, o que ajuda na saúde psicológica. Nunca tinha ficado em nenhum hospital que tinha esse tipo de atividade."

Além disso, Bruno falou sobre os quadros que ficam expostos na unidade, parte do Projeto Arte no HGG, e que trazem alegria para o hospital. "Os quadros colaboram bastante com a harmonia do ambiente, hospital geralmente é um ambiente pesado", conta.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS