04/06/2018 - Mais de 200 pessoas participam de evento em alusão ao Dia Mundial da Saúde Digestiva no HGG



Com serviços gratuitos, população compareceu ao Saúde na Praça, que aconteceu no dia 29 de maio na Praça Abrão Rassi

O Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG promoveu no dia 29 de maio, mais uma edição do projeto Saúde na Praça. Desta vez, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Digestiva, a unidade ofereceu serviços gratuitos para a população que incluiu aferição de pressão arterial, testes de glicemia e orientações com nutricionistas, fonoaudiólogos e gastroenterologistas. No total, 206 pessoas compareceram ao evento que aconteceu na Praça Abrão Rassi, que fica em frente ao HGG.

O pedreiro Lázaro Ferreira Braga, elogiou a iniciativa do HGG, que teve objetivo de sensibilizar a população para a importância da correta interpretação dos sintomas e o rápido tratamento de doenças do aparelho digestivo. “Achei ótimo, eu medi minha pressão e a glicemia, está tudo certo. Agora a alimentação eu devo mudar. Às vezes eu como alguma coisa que não devo, então a nutricionista sugeriu uma dieta para ajudar”, explicou.

O gastroenterologista do HGG, José Cristiano Ferreira Resplandes explicou que existem muitas doenças do aparelho digestivo que a população desconhece. “Infelizmente por desconhecimento, as pessoas cometem erros na alimentação, o que ocasiona em doenças como refluxo, constipação intestinal, pancreatite, entre outras. A principal orientação é que a pessoa tenha uma vida saudável, beba bastante agua, pratique atividade física regularmente, inclua fibras na dieta, se atente para a correta higienização dos alimentos e também se a pessoa tiver mais de 40 anos, se consulte com um gastroenterologista anualmente“.

O evento contou com a parceria do Instituto Federal de Goiás – IFG, que disponibilizou 18 alunos do curso técnico de enfermagem para o evento. “Os nossos alunos fazem estágio no HGG e hoje iniciamos a parceria nos eventos de promoção da saúde. É muito importante porque nossos discentes do curso de enfermagem têm a oportunidade de colocar em prática alguns procedimentos como aferição de pressão, testes de glicemia, e assim nós podemos fazer essa ambientação na prática”, explicou Charlise Fortunato Pedroso, professora de enfermagem do IFG.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS