HGG recebe visitas do projeto “Melhorando a Segurança do paciente em larga escala no Brasil”



Profissionais do Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira – HUGOL e Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) visitaram o HGG nos dias 12 e 13 de junho

O Hospital Estadual Alberto Rassi - HGG recebeu nesta semana a visita de profissionais de outros hospitais inseridos no projeto “Melhorando a segurança do paciente em larga escala no Brasil”, do Ministério da Saúde. Realizado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde - SUS (PROADI-SUS), com a participação do Institute for Healthcare Improvement, o projeto tem como objetivo utilizar como métrica as práticas referenciadas utilizadas pelos Hospitais de Excelência.

No total, 120 hospitais brasileiros foram selecionados. Os cinco melhores hospitais do Brasil participam do projeto como coachs, promovendo orientações sobre as melhores práticas quanto ao cuidado com a segurança do paciente. Cada unidade de saúde tem o seu hospital responsável, sendo que o HGG tem como coach o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC). Na quarta-feira, 13 de junho, a enfermeira do HAOC, Luciana Gouveia de Albuquerque realizou visita no HGG.

Ela conheceu toda a estrutura do hospital incluindo enfermarias, Centro de Terapia Intensiva (CTI) e Ambulatório de Medicina Avançada (AMA). “Sou enfermeira exclusiva do projeto e o meu objetivo aqui hoje foi conhecer a estrutura do HGG, e falar que estamos aqui como parceiros, estou disponível para tirar dúvidas e ajudar no que for preciso, e claro, aprender também. Eu aprendi muito aqui e amei esse hospital. Gostei das equipes que são muito parceiras, muito comprometidas e engajadas no projeto. Além disso, a estrutura do hospital é fantástica”, elogiou.

O projeto é desenvolvido inicialmente nas UTIs, em que os hospitais devem seguir os mesmos protocolos, pacote de intervenções capaz de medir a melhoria contínua dos processos de trabalho da equipe. Além disso, o projeto prevê que os hospitais participantes realizem visitas entre si e troquem experiências. Na terça-feira, 12 de junho, a equipe de enfermagem, médicos infectologistas e equipe do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira – HUGOL estiveram no HGG.

Durante algumas horas, os profissionais do HUGOL trocaram experiências com a equipe do HGG, tendo como assunto principal o Centro de Terapia Intensiva (CTI), local visitado por eles posteriormente. A diretora de enfermagem do HUGOL, Janine Oliveira de Paula explicou que a visita teve o intuito de trocar experiências. “Como estamos em um projeto voltado para a segurança do paciente, é importante para nós hospitais da rede do Estado de Goiás, trocarmos experiências, e assim nivelarmos o conhecimento. Todas as equipes só têm a ganhar”, explicou.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS