25/06/2018 - Diabetes é o tema do Saúde na Praça nesta terça-feira, 26



Ação acontece na Praça Abrão Rassi, em frente à unidade hospitalar, e celebra a inauguração do novo Centro Estadual de Atenção ao Diabetes

O Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG promove nesta terça-feira, 26 de junho, uma edição especial do projeto Saúde na Praça. Em ocasião à inauguração do Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (CEAD), que ocorrerá na quarta, 27, a unidade oferecerá serviços gratuitos com o foco na prevenção e controle da doença. O evento acontece entre 7 e 12 horas, na Praça Abrão Rassi – HGG, localizada em frente ao hospital.

Além das orientações com profissionais da saúde, o público contará com os serviços de aferição de pressão arterial e testes de glicemia. A equipe do Programa de Atenção ao Pé Diabético da unidade vai explicar como evitar o problema. Os fisioterapeutas vão orientar sobre atividades físicas, além de coordenar o teste da força de preensão palmar. A equipe de fonoaudiologia vai dar dicas sobre respiração, deglutição, mastigação e fala.

O Serviço de Psicologia estará com um plantão de dúvidas sobre autoconhecimento. Já os nutricionistas vão orientar sobre mudança de hábitos, vão averiguar as medidas antropométricas, que inclui verificação do peso corporal, de altura e circunferência abdominal e cervical. Além de toda equipe multiprofissional, o público também vai contar com orientações de médicos endocrinologistas.

Diabetes, o que é?
Diabetes mellitus é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e cuja função é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia, a fim de que seja aproveitada por todas as células. A ausência total ou parcial desse hormônio interfere não só na queima do açúcar como na sua transformação em outras substâncias (proteínas, músculos e gordura).

Diabetes em números
Entre 2006 e 2016, o número de brasileiros com diabetes aumentou 61,8%. Isso significa que a doença passou de atingir 5,5% da população e, agora, atinge 8,9% das pessoas. Entre as mulheres, o índice é de 9,9% e, entre os homens, de 7,8%. Os dados são da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Ministério da Saúde. De acordo com o órgão, a tendência de crescimento da diabetes é observada em todo o mundo, influenciada por fatores como o envelhecimento da população, mudanças dos hábitos alimentares e prática de atividade física.

CEAD
A inauguração do Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (CEAD) ocorrerá nesta quarta-feira, 27 de junho. O CEAD será uma unidade anexa ao HGG, que oferecerá atendimento multiprofissional aos pacientes diabéticos, promoverá capacitação de equipes e profissionais especializados no atendimento da doença e atuará na educação continuada, com foco na reeducação alimentar para pacientes e familiares. O espaço contemplará consultórios, auditório, estrutura para treinamento e para conferências presenciais e à distância, com uma central de atendimento telefônico para que as equipes do interior possam entrar em contato e cozinha experimental.

Serviço:
O que: Saúde na Praça Edição Especial Combate ao Diabetes
Quando: 26 de junho (terça-feira)
Onde: Praça Abrão Rassi, em frente ao HGG
Horário: de 7 às 12 horas



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS