Com foco no combate à asma, Saúde na Praça atende mais de 200 pessoas



Ação foi realizada na Praça Abrão Rassi, em frente ao HGG, nesta quinta-feira, 21 de junho

Com o objetivo de alertar a população sobre os sintomas que podem indicar o diagnóstico de asma, além de orientar sobre como prevenir às crises, o Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, promoveu nesta quinta-feira, 21 de junho, mais uma edição do projeto Saúde na Praça. A atividade alusiva ao Dia Nacional de Combate à Asma ofereceu serviços gratuitos como aferição de pressão e teste de diabetes, além de orientações com profissionais. No total, foram realizados 225 atendimentos.

De acordo com a pneumologista Natalia Carelli, a asma é uma doença difícil de ser diagnosticada e se manifesta na infância, apresentando sintomas como tosse, chiado, falta de ar frente a mudanças climáticas, mofo, poeira, mudanças bruscas de temperatura. “Esses sintomas perduram durante toda a vida e pioram nessa época de tempo seco e mudanças bruscas de temperatura”, explicou.

Sobre o diagnóstico, ela disse ser difícil e precisa ser dado por um especialista. “O pneumologista vai solicitar exames para verificar o funcionamento do pulmão e a gravidade da asma e, a partir daí, prescrever corretamente os medicamentos inalatórios, cujo mais comum é a conhecida bombinha. É importante o paciente aderir ao tratamento e manter o ambiente arejado, livre de poeira, mofo e fazer uso correto da medicação”.

Dionísio Ferreira de Carvalho tem 56 anos e ficou sabendo do evento através da televisão. De acordo com ele, esse tipo de ação deveria ocorrer todos os dias. “Não encontramos médico com facilidade. Se você for no posto de saúde agora, vai demorar horas para ser atendido. Tenho asma e fui muito bem orientado aqui hoje. Recebi um panfleto com todas as informações que eu precisava. Muito obrigado”, agradeceu.

O secretário Estadual de Saúde, Leonardo Vilela, estava na unidade para acompanhar o lançamento do Serviço de Reabilitação Cardíaca, e aproveitou para conferir o Saúde na Praça. “É um trabalho muito bom com serviço de prevenção, orientação, cada mês abordando um tema importante sobre a saúde das pessoas. Hoje é o Dia Nacional de Combate a Asma, e nós vemos as equipes do HGG, trabalhando, orientando as pessoas... Nós estamos avançando cada vez mais com serviços de excelência”, declarou Leonardo.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS