27/06/2018 - Centro Estadual de Diabetes é inaugurado em solenidade com cerca de 300 pessoas



Solenidade de inauguração aconteceu nesta quarta-feira, 27 de junho e reuniu autoridades,imprensa, colaboradores e pacientes


A inauguração do Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (CEAD), unidade anexa ao Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, aconteceu na manhã desta quarta-feira, 27 de junho, e reuniu médicos, colaboradores, autoridades, políticos, imprensa e população. Cerca de 300 pessoas participaram da solenidade no CEAD, que contou com a apresentação da banda de música do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, que entoou o Hino Nacional. Entre as autoridades que prestigiaram o evento estão: deputado estadual Lincoln Tejota (PROS), os vereadores Jorge Kajuru (PRP), delegado Eduardo Prado (PV), dra. Cristina Lopes (PSDB), ex-senador Demóstenes Torres, o ex-governador Marconi Perillo, o governador José Eliton e secretário Estadual de Saúde Leonardo Vilela.

O chefe do Serviço de Endocrinologia do HGG, Nelson Rassi, fez uma abordagem histórica lembrando da evolução da medicina em Goiás, desde as primeiras unidades de saúde, eventos científicos e reverenciou os profissionais médicos que escreveram seus nomes na história da medicina do Estado. “Esse é um momento histórico. Aprendendo com o passado, trabalhando no presente e planejando o futuro, assim tem sido a nossa visão ao assumir a direção do CEAD. 42% dos pacientes internados pelo SUS possuem diabetes como causa da internação ou fator agravante, internações essas que causam desgaste do setor público. O total de gasto com a saúde no Brasil corresponde a 8% de todo o PIB. E grande parte disso é devido ao diabetes. O presente realmente é negro, mas com essa obra que aqui é inaugurada, podemos então pensar em dar aos nossos pacientes, um cuidado digno, em que ele recebe uma medicina holística”.

O secretário Estadual de Saúde, Leonardo Vilela, ressaltou que a estimativa é que atualmente existam 300 mil goianos que sofrem com diabetes ou que serão diagnosticados ao longo suas vidas. “Com o CEAD, trabalhando a educação e a prevenção, vamos evitar que muitas pessoas tenham seus membros inferiores amputados, que muitas pessoas tenham que fazer hemodiálise, até mesmo o transplante renal. Vamos evitar que muitas pessoas tenham infarto, derrame (AVC), e tantas outras questões. O que nós estamos fazendo aqui não é só aumentando a expectativa de vida e aumentando a longevidade das pessoas, mas nós estamos aqui, principalmente, aumentando a qualidade de vida dessas pessoas diabéticas. O nosso objetivo é ter pacientes sem as complicações cardiovasculares, oculares, complicações renais. Quero agradecer a todos que participaram e deram sua contribuição”.

Durante o descerramento da placa da cozinha experimental do CEAD, o vereador Jorge Kajuru (PRP) fez um discurso emocionado lembrando sua história de vida e destacou a homenagem à sua mãe. “Esse era o meu sonho e eu apenas fui o idealizador, eu não pedi. E por parte do governo, vou ser sincero, eu não esperava. O governador disse aos vereadores que o bem maior superava qualquer obstáculo. E ter aqui o nome da minha mãe nesta obra, é muita emoção. Nós podemos ter divergência a vida inteira, mas eu jamais vou esquecer disso, porque quem não tem gratidão, não tem caráter. Essa é uma homenagem para minha mãe, mas não pensei só nela, pensei nos diabéticos”, declarou sobre a cozinha que leva o nome da mãe ‘Dona Zezé’.

O governador José Eliton destacou que o Estado evoluiu sistematicamente em todas as áreas, principalmente a saúde. “Hoje quero fazer referência a saúde pública, que talvez tenha sido uma das áreas que teve maior atenção. Especificamente de 2011 pra cá, período que tive a oportunidade de acompanhar como vice-governador, observei o foco centrado nessas questões. Quebramos paradigmas, preconceitos, estabelecemos o novo, com padrões de governança diferenciada. E o resultado disso é que a saúde administrada pelo estado é reconhecida por sua excelência. Eu estive na entrega da Ona 3 (Organização Nacional de Acreditação) do HGG, que foi histórico não apenas para Goiás, mas para o Brasil, e naquele mesmo dia foi ser realizada a primeira cirurgia metabólica em hospital Público de Goiás”.

O ex-governador do Estado, Marconi Perillo explicou que a apresentação do projeto do Cead iniciou-se ainda durante a sua gestão e que agora foi entregue na gestão atual. “Essa obra foi feita em 40 dias e este avanço só foi possível porque em 2011 nós fizemos uma virada histórica na gestão do HGG. A partir de 2011 nós tomamos a decisão, de que nós iríamos entregar a gestão dos nossos grandes hospitais, dos hospitais de alta complexidade, às mãos do terceiro setor, entidades capazes de transformar hospitais falidos em hospitais de alta resolutividade, que verdadeiramente propiciassem condições de trabalho aos profissionais de medicina, enfermeiros, especialmente aos usuários do SUS que não tinham um bom atendimento”, explicou, ressaltando a burocracia atrapalhava a antiga gestão antiga. “Nós não tínhamos condições de consertar os equipamentos que estragavam por conta da Lei 8666, não tínhamos condições de fazer contratação em regime celetista, não tínhamos como afastar servidores que, muitas vezes, não estavam comprometidos com o bom serviço público, e eu tomei a iniciativa aquela época de mudar a saúde. E a primeira organização social a vencer foi o Idtech, que nos surpreendeu positivamente em todos os aspectos. Tudo isso é possível porque temos o HGG como hospital de excelência no Brasil. Temos no Idtech uma OS de excelência, e na medida que temos um hospital preparado como o HGG, temos a condição de em 40 dias viabilizar esse espaço”.

Paciente do Programa de Atenção ao Pé Diabético, Milton Lopes Lima, 59 anos, fez questão de conferir de perto o CEAD. “Achei ótimo esse novo local de atendimento para nós que fazemos tratamento de diabetes no HGG. Eu já fazia o tratamento com a equipe lá no hospital e agora aqui vai ser de primeiro mundo”. A presidente da Associação Metropolitana de Apoio ao Diabético (Amad), explicou que já trabalhou com o dr. Nelson Rassi e fez parte da idealização do Centro. “É uma realização, eu espero que ele atenda a todas as necessidades dos diabéticos, uma vez que a gente precisa voltar atenção para esse lado que é tão carente, não só em Goiás, como no mundo. Estou muito feliz, hoje é um dos dias mais felizes da minha vida. Espero que funcione tudo, que nossa população seja atendida com dignidade e de forma merecida”.

CEAD
No CEAD, os pacientes contarão com atendimento multidisciplinar, serviço de psicologia, fisioterapia, neurologia, enfermagem, serviço social, médicos e nutricionistas. Esse acompanhamento integral permitirá que complicações decorrentes do diabetes não se agravem, melhorando a qualidade de vida dos pacientes. A previsão é que o Centro realize cerca de dois mil atendimentos por mês. Na construção e adaptação do CEAD, o governo do Estado investiu cerca de R$ 1,5 milhão, mais R$ 400 mil mensais de custeio.

O Centro de Diabetes também funcionará como um ambiente de pesquisa, com treinamento para profissionais da Atenção Básica, que serão capacitados para atender pacientes em seus municípios. O espaço tem auditório, estrutura para treinamento e para conferências presenciais e à distância, além de uma central de atendimento telefônico para que as equipes do interior possam entrar em contato. Outra atividade do Centro será a promoção da educação alimentar. Uma cozinha experimental orientará pacientes e familiares de forma fácil e prática como se alimentar melhor e colaborar com o tratamento do diabetes.

Humanização
Como unidade anexa ao HGG, o novo CEAD também será contemplado com ações de humanização. Dentro do Projeto Arte no HGG, na inauguração do centro, foi apresentada exposição de artistas Naif, estilo de arte primitivista. Já cederam telas para a primeira mostra do CEAD, até o momento, os goianos Omar Souto, Américo Poteiro, Waldomiro de Deus, Helena Vasconcelos, Manoel Santos, Lourdes de Deus, Sandro Carvalho e Amon de Deus, obras que trarão mais vida e cor à unidade.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS